Indígenas denunciam troca de ouro por vacina para garimpeiros em RR

Ministério da Saúde investiga o caso

Publicado em 14/04/2021 - 20:12 Por Graziele Bezerra - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Saúde investiga denúncia sobre a suposta troca de vacinas da covid-19 por ouro, envolvendo profissionais de saúde e garimpeiros, em Roraima

A denúncia é da associação Yanomami Hutukara. Segundo Davi Kopenawa, líder da associação, a prática seria comum na região.

“Lá tem muito troca de ouro, de remédio, desvio. Às vezes os profissionais caem na bobeira. Os Yanomami falaram pra gente”.

Por meio de nota, o Ministério da Saúde diz que é contra a comercialização de insumos em troca de qualquer benefício.

A nota diz ainda que se for confirmada a suspeita, o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami poderá desligar os funcionários e apresentar denúncia formal ao Ministério Público Federal.

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é aprovada no Senado

Os precatórios são dívidas da União com empresas e pessoas que ganharam ações definitivas na justiça. A proposta aprovada pelo Senado limita o valor a ser gasto anualmente com essas despesas e muda a forma de cálculo do teto de gastos. Proposta ainda precisa voltar à Câmara.

Baixar arquivo
Educação

Prazo para solicitar a reaplicação da prova do Enem termina amanhã

Candidatos podem pedir a reaplicação até às 23h59 desta sexta; os nomes dos participantes aptos a fazerem a prova em nova data serão divulgados na própria Página do Participante.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio vai rever ampliação de exigência de cartão de vacina

Segundo o prefeito Eduardo Paes, houve "exagero" na ampliação de locais onde devem ser apresentados comprovante de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo suspende festa de Réveillon na Paulista

A vigilância sanitária da capital paulista fez um estudo de riscos e orientou a cancelar a festa do dia 31 de dezembro. Além disso, o prefeito decidiu manter a obrigatoriedade no uso de máscaras em lugares públicos. O uso seria abolido no próximo dia 11.

Baixar arquivo
Cultura

Em 2 de dezembro de 1870, estreava no Brasil a ópera O Guarani

A ópera, de autoria do maestro Carlos Gomes, se baseia no romance O Guarani, escrito por José de Alencar, e conta, em quatro atos, a história de Cecília e Peri. 

Baixar arquivo
Geral

Bolsonaro participa de formatura de sargentos no Rio de Janeiro

O presidente da República Jair Bolsonaro foi à Escola de Sargentos de Logística, na vila militar no Rio de Janeiro, para acompanhar a formatura do Curso de Formação e Graduação de Sargentos.  Antes do evento, o presidente se reuniu com os formandos.

Baixar arquivo