ISP aponta queda nas mortes por intervenção policial no Rio de Janeiro

Publicado em 20/04/2021 - 14:12 Por Raquel Júnia - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Crimes como homicídios e roubos de carga não foram impactados de forma significativa pela pandemia no Rio de Janeiro em 2020. Por outro lado, o contexto de emergência sanitária gerou efeito significativo na redução das mortes por intervenção de agentes do estado. Neste caso, a queda de ocorrências não se deu pela propagação do coronavírus e medidas de distanciamento, mas por decisão do Supremo Tribunal Federal de restringir operações policiais nas favelas durante a pandemia

A conclusão é do Instituto de Segurança Publica (ISP), que apresentou nesta terça-feira (20) um estudo mostrando o impacto das medidas de distanciamento nos diferentes tipos de crime.

De acordo com a pesquisa, no ano passado, os homicídios caíram 12% e os roubos de carga caíram 33%, seguindo a tendência de queda apresentada desde 2018 no estado. Já os dados de letalidade policial nas operações indicam que a média semanal de vítimas era de 35 no início da pandemia, caiu para 13 após a proibição das operações pelo STF e voltou a subir para 26 no mês de setembro do ano passado, com o relaxamento da proibição.

As apreensões por tráfico de drogas, no entanto, se mantiveram estáveis ao longo de 2020, mostrando também que a redução das operações nas favelas não impactou nesse resultado. Segundo o ISP, os delitos que mais sofreram os efeitos da pandemia foram os chamados crimes de oportunidade, como roubos a pedestres e de celular, que também não estão relacionados a estratégia de operações em favelas.

Edição: Vitória Elizabeth/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo