ONS diz que avalia causas de apagão registrado no Amapá nessa quinta

Interrupção de energia atingiu 15 dos 16 municípios por cerca de 1h

Publicado em 09/04/2021 - 08:34 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Amapá enfrentou novo apagão na noite dessa quinta-feira (8). Quinze dos 16 municípios do estado sofreram com a interrupção no fornecimento de energia. 

De acordo com a Companhia de Eletricidade do Amapá, às 18h39 minutos, houve uma falha na linha de transmissão do Sistema Interligado Nacional no trecho Jurupari-Laranjal do Jari, na divisa do Pará com o Amapá, que provocou a interrupção do serviço de energia em todo o estado, com exceção do município de Oiapoque.

Cerca de uma hora depois, às 19h30, a companhia de eletricidade informou que recebeu autorização do ONS, Operador Nacional do Sistema, para recompor os sistemas de distribuição, após a normalização do trecho da linha de transmissão, e que o fornecimento foi restabelecido de forma gradativa na capital e demais municípios. 

Em nota, o ONS, responsável por monitorar o fornecimento de energia em todo o país, explica que assim que identificou o problema “atuou prontamente para restabelecer o mais rápido possível o fornecimento de energia na região”, e que avalia as causas da ocorrência.

O senador Randolfe Rodrigues, do Solidariedade, estava no Amapá no momento do apagão e falou sobre o caso durante uma plenária virtual no Senado. Ele protocolou um requerimento solicitando informações da Agência Nacional de Energia Elétrica, do Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema sobre a interrupção de energia, e lembrou que em novembro do ano passado, o estado enfrentou 19 dias de apagão. 

 


 


 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo