ONS diz que avalia causas de apagão registrado no Amapá nessa quinta
O Amapá enfrentou novo apagão na noite dessa quinta-feira (8). Quinze dos 16 municípios do estado sofreram com a interrupção no fornecimento de energia.
De acordo com a Companhia de Eletricidade do Amapá, às 18h39 minutos, houve uma falha na linha de transmissão do Sistema Interligado Nacional no trecho Jurupari-Laranjal do Jari, na divisa do Pará com o Amapá, que provocou a interrupção do serviço de energia em todo o estado, com exceção do município de Oiapoque.
Cerca de uma hora depois, às 19h30, a companhia de eletricidade informou que recebeu autorização do ONS, Operador Nacional do Sistema, para recompor os sistemas de distribuição, após a normalização do trecho da linha de transmissão, e que o fornecimento foi restabelecido de forma gradativa na capital e demais municípios.
Em nota, o ONS, responsável por monitorar o fornecimento de energia em todo o país, explica que assim que identificou o problema “atuou prontamente para restabelecer o mais rápido possível o fornecimento de energia na região”, e que avalia as causas da ocorrência.
O senador Randolfe Rodrigues, do Solidariedade, estava no Amapá no momento do apagão e falou sobre o caso durante uma plenária virtual no Senado. Ele protocolou um requerimento solicitando informações da Agência Nacional de Energia Elétrica, do Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema sobre a interrupção de energia, e lembrou que em novembro do ano passado, o estado enfrentou 19 dias de apagão.