ONS diz que avalia causas de apagão registrado no Amapá nessa quinta

Interrupção de energia atingiu 15 dos 16 municípios por cerca de 1h

Publicado em 09/04/2021 - 08:34 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Amapá enfrentou novo apagão na noite dessa quinta-feira (8). Quinze dos 16 municípios do estado sofreram com a interrupção no fornecimento de energia. 

De acordo com a Companhia de Eletricidade do Amapá, às 18h39 minutos, houve uma falha na linha de transmissão do Sistema Interligado Nacional no trecho Jurupari-Laranjal do Jari, na divisa do Pará com o Amapá, que provocou a interrupção do serviço de energia em todo o estado, com exceção do município de Oiapoque.

Cerca de uma hora depois, às 19h30, a companhia de eletricidade informou que recebeu autorização do ONS, Operador Nacional do Sistema, para recompor os sistemas de distribuição, após a normalização do trecho da linha de transmissão, e que o fornecimento foi restabelecido de forma gradativa na capital e demais municípios. 

Em nota, o ONS, responsável por monitorar o fornecimento de energia em todo o país, explica que assim que identificou o problema “atuou prontamente para restabelecer o mais rápido possível o fornecimento de energia na região”, e que avalia as causas da ocorrência.

O senador Randolfe Rodrigues, do Solidariedade, estava no Amapá no momento do apagão e falou sobre o caso durante uma plenária virtual no Senado. Ele protocolou um requerimento solicitando informações da Agência Nacional de Energia Elétrica, do Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema sobre a interrupção de energia, e lembrou que em novembro do ano passado, o estado enfrentou 19 dias de apagão. 

 


 


 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo