Ouvintes inspiram radionovelas da Rádio Nacional, diz pesquisador

Primeira edição foi veiculada em 1941 e durou dois anos

Publicado em 08/04/2021 - 09:24 Por Beatriz Evaristo - Brasília

Programas de variedades. Radioteatro. Radionovelas.

Antes das imagens estarem na palma da mão, música, efeitos sonoros e apenas as vozes dos personagens envolviam os ouvintes em histórias contadas pelas ondas do rádio. A primeira radionovela da Rádio Nacional foi veiculada em 1941 e durou dois anos. As produções atravessaram décadas e resistiram à chegada da televisão. Nos anos 80, personagens inspiradoras foram reveladas nos folhetins escritos pela jornalista Artemisa Azevedo.

“Sempre coloquei como personagens mulheres simples mas que eram fortes, guerreiras, e que sempre corriam atrás dos seus objetivos. E muitas mulheres da Amazônia me escreviam dizendo que se pareciam com aquelas personagens e que, por isso, também seriam capazes de vencer. Não só carta como essas mas muitas outras falavam que agora conheciam seus direitos, cuidavam da sua saúde, de sua família, que tinham se formado nas profissões dos seus sonhos só porque se inspiravam no nosso trabalho.”

De acordo com o jornalista e pesquisador Cláudio Paixão, que fez mestrado sobre as radionovelas da Nacional da Amazônia, existia um caminho de mão dupla já que muitas produções foram baseadas nas experiências dos ouvintes.

“Os ouvintes impactaram na construção dessas narrativas, desde os primeiros quadros de radioteatro, passando pelas radionovelas infantis da Tia Leninha, passando por Décio Caldeira e chegando nas radionovelas da Artemisa Azevedo, a gente tem esse percurso de radionovelas e peças de radioteatro abordando temas do cotidiano dos ouvintes.”, diz. 

A conexão com o público também ficava expressa em milhares de cartas recebidas diariamente. E essa troca de experiências com os ouvintes que existia no passado continua no presente. A apresentadora do Tarde Nacional, Juliana Maya, tem mantido um contato muito próximo pelas ondas do rádio com pessoas que moram nos lugares mais remotos da região amazônica.

“Quantas vezes a gente não colocou recados em línguas indígenas para que eles se comunicassem. A rádio é dos ouvintes e isso faz dela também muito especial. E eles sabem disso. Então, essa troca é realmente importante e única. Desconheço uma outra rádio no Brasil que consiga cumprir esse papel e faça tão bem essa ponte entre os ouvintes; porque eles passam recados e se mandam recados; e entre a informação e eles. É uma troca que acaba sendo muito carinhosa entre eles e a gente.”, diz. 

Em plena era digital, as cartas continuam chegando. Algumas delas vem até mesmo de outros países. A participação dos ouvintes também é registrada por telefone, e-mails, mensagens de whatsapp e nas redes sociais.

Edição: Sheily Noleto/Adrielen Alves

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo