Projeto de assentamento vai beneficiar 170 famílias em Anapu, no Pará
170 famílias vão ser beneficiadas com o Projeto de Assentamento Federal - Mata Preta, no município de Anapú, no Pará. Esse assentamento vai ocupar parte do imóvel rural denominado Gleba Bacajá, com área de cerca de 12 mil hectares.
Os interessados em integrar o assentamento devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A partir daí, será feita uma seleção para definir as famílias que vão participar do projeto.
A preferência será para quem trabalha como posseiro, assalariado, parceiro ou arrendatário em outros imóveis rurais e trabalhador rural retirado da área localizada no município do projeto de assentamento.
Sem-terra inscrito no CadÚnico, trabalhador rural vítima de trabalho análogo à escravidão e o ocupante de área inferior à fração mínima do parcelamento também terão preferência.
Cinair Correia da Silva, chefe da Divisão de Criação de Projetos e Seleção de Beneficiários do Incra, afirma que essas ações de realocar famílias podem, inclusive, melhorar outros aspectos sociais na região.
De acordo com o Incra, o planejamento para o processo de seleção acontece ainda no primeiro semestre de 2021.