São Paulo prorroga plano de transição para restrições da pandemia

Horário do comércio, no entanto, foi ampliado

Publicado em 28/04/2021 - 19:38 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O governo paulista prorrogou até o dia 9 de maio a chamada fase de transição do Plano São Paulo, que orienta as medidas de isolamento para o combate à pandemia no estado. Pela previsão inicial, a fase de transição terminaria no próximo sábado, dia 1º.

Mas a prorrogação vem com mais flexibilidade. O governo do estado ampliou o horário de funcionamento do comércio, que vai abrir às 6h e fechar às 20h, com cerca de 25% da capacidade. Até agora eles só podiam funcionar entre 11h e 19h.

Continua em vigor o toque de recolher entre 20h e 5h, e o teletrabalho para atividades que podem ser feitas à distância.

A fase de transição foi criada no dia 18 de abril, quando o governo anunciou que iria flexibilizar as regras de isolamento da fase vermelha, mas ainda não iria avançar para a fase laranja. Mas apesar de parecer que a fase de transição é mais restritiva que a laranja, a flexibilização agora é muito maior que na classificação criada no ano passado.

Em 2020, quando as primeiras cidades começaram a entrar na fase laranja, no dia 15 de junho, depois do primeiro pico da pandemia, shoppings e comércio de rua podiam funcionar por apenas 4 horas por dia, e limitados a 20% da capacidade. Diferente de agora, restaurantes, salões de beleza e academias permaneciam fechados, assim como cinemas e outras atividades culturais.

Naquela época, havia menos de 5 mil pessoas internadas em UTI, e o índice de ocupação dos leitos de terapia intensiva estava em 69%.

Pela segunda semana seguida, o número de mortes por coronavírus vem caindo em São Paulo. Só nessa semana foi quase 7%. Já as quedas de internações e de novos casos vem sendo registradas há seis semanas. Mesmo assim, nessa quarta-feira havia mais de 10,4 mil pessoas internadas em UTIs em todo o estado, e o índice de ocupação de leitos estava em 80%.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

RJ: Polícia Civil agora afima que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo
Justiça

Jovem consegue na justiça direito de viajar com cão de apoio emocional

Após idas e vindas, o jovem Arthur França finalmente vai  conseguir embarcar com seu cão de suporte emocional e assistencial em um voo que parte, nesta quinta-feira, de Brasília para  São Paulo.

Baixar arquivo