logo Radioagência Nacional
Geral

SP libera comércio e cultos religiosos em nova fase de transição

Flexibilização vale a partir de domingo
Baixar
Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional
16/04/2021 - 19:50
São Paulo

O governo de São Paulo anunciou, nessa sexta-feira (16), uma fase de transição que flexibiliza a quarenta no estado. A decisão foi anunciada pelo vice-governador, Rodrigo Garcia.

Desde o dia 6 de março, São Paulo está na fase vermelha do plano que orienta as regras de isolamento. A nova fase de transição antecede a fase laranja, com regras mais flexíveis.

A partir de domingo, o comércio que até agora está impedido de funcionar vai poder abrir entre 11h e 19h. Já os cultos religiosos podem funcionar com no máximo 25% da ocupação. A restrição de horário também vale para os serviços que voltam a funcionar a partir do dia 24.

O toque de recolher entre 20h e 5h continua em vigor.

O coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus, Paulo Menezes, disse que a decisão foi tomada com base na redução no número de novas internações. A queda média foi de 1,4%. Engasgando, ele lembrou que a situação ainda é grave.

Nessa sexta-feira, havia 11.756 pessoas internadas em UTIS em todo o estado – 42 pessoas a menos que na quinta-feira. O índice de ocupação de leitos de UTI está em 85% no estado.

Nessa sexta-feira, 791 pessoas morreram vítimas da covid-19 em São Paulo.

A nova fase de transição foi anunciada um dia depois do governador João Doria criticar o governo federal pela falta de resposta às solicitações dos medicamentos usados para intubação de pacientes.

x