SP libera comércio e cultos religiosos em nova fase de transição

Flexibilização vale a partir de domingo

Publicado em 16/04/2021 - 19:50 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O governo de São Paulo anunciou, nessa sexta-feira (16), uma fase de transição que flexibiliza a quarenta no estado. A decisão foi anunciada pelo vice-governador, Rodrigo Garcia.

Desde o dia 6 de março, São Paulo está na fase vermelha do plano que orienta as regras de isolamento. A nova fase de transição antecede a fase laranja, com regras mais flexíveis.

A partir de domingo, o comércio que até agora está impedido de funcionar vai poder abrir entre 11h e 19h. Já os cultos religiosos podem funcionar com no máximo 25% da ocupação. A restrição de horário também vale para os serviços que voltam a funcionar a partir do dia 24.

O toque de recolher entre 20h e 5h continua em vigor.

O coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus, Paulo Menezes, disse que a decisão foi tomada com base na redução no número de novas internações. A queda média foi de 1,4%. Engasgando, ele lembrou que a situação ainda é grave.

Nessa sexta-feira, havia 11.756 pessoas internadas em UTIS em todo o estado – 42 pessoas a menos que na quinta-feira. O índice de ocupação de leitos de UTI está em 85% no estado.

Nessa sexta-feira, 791 pessoas morreram vítimas da covid-19 em São Paulo.

A nova fase de transição foi anunciada um dia depois do governador João Doria criticar o governo federal pela falta de resposta às solicitações dos medicamentos usados para intubação de pacientes.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo restringe entrada de estrangeiros vindos da Índia

Após recomendação da Anvisa, o governo federal proibiu temporariamente a entrada no país de passageiros estrangeiros de voos com origem ou passagem pela Índia, pelo Reino Unido, pela Irlanda do Norte e pela África do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Quadro de saúde de Bruno Covas é irreversível, segundo boletim médico

Covas soube que estava com câncer entre o esôfago e o estômago em 2019. Internado desde 02 de maio no hospital Sírio-Libanês, ele está sedado e acompanhado de familiares.

Baixar arquivo
Saúde

Município de Botucatu realiza vacinação em massa

A iniciativa consiste em estudo da vacina produzida pelo laboratório Astrazeneca; e é resultado de parceria entre a Prefeitura, Governo Federal, Unesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e Fundação Gates.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro tem melhora no risco da pandemia

A região norte saiu da bandeira laranja e passou para a amarela, risco baixo; e a região litorânea foi da laranja para a vermelha. Com as mudanças o estado fica na bandeira laranja, que indica risco moderado.

Baixar arquivo
Política

Corpo de Picciani é cremado em cerimônia no Rio de Janeiro

Jorge Picciani morreu aos 66 anos, na madrugada dessa sexta-feira, no hospital Vila Nova Star, em  São Paulo, onde estava internado desde o dia 8 de abril, para tratar de um câncer na bexiga.

Baixar arquivo
Saúde

Lewandowski concede a Pazuello direito de ficar em silêncio na CPI

A decisão contempla parcialmente o pedido de habeas corpus feito pela Advocacia-Geral da União e inclui o direito a não responder perguntas que possam incriminá-lo em seu depoimento, marcado para a próxima quarta-feira (19).

Baixar arquivo