SP libera comércio e cultos religiosos em nova fase de transição

Flexibilização vale a partir de domingo

Publicado em 16/04/2021 - 19:50 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O governo de São Paulo anunciou, nessa sexta-feira (16), uma fase de transição que flexibiliza a quarenta no estado. A decisão foi anunciada pelo vice-governador, Rodrigo Garcia.

Desde o dia 6 de março, São Paulo está na fase vermelha do plano que orienta as regras de isolamento. A nova fase de transição antecede a fase laranja, com regras mais flexíveis.

A partir de domingo, o comércio que até agora está impedido de funcionar vai poder abrir entre 11h e 19h. Já os cultos religiosos podem funcionar com no máximo 25% da ocupação. A restrição de horário também vale para os serviços que voltam a funcionar a partir do dia 24.

O toque de recolher entre 20h e 5h continua em vigor.

O coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus, Paulo Menezes, disse que a decisão foi tomada com base na redução no número de novas internações. A queda média foi de 1,4%. Engasgando, ele lembrou que a situação ainda é grave.

Nessa sexta-feira, havia 11.756 pessoas internadas em UTIS em todo o estado – 42 pessoas a menos que na quinta-feira. O índice de ocupação de leitos de UTI está em 85% no estado.

Nessa sexta-feira, 791 pessoas morreram vítimas da covid-19 em São Paulo.

A nova fase de transição foi anunciada um dia depois do governador João Doria criticar o governo federal pela falta de resposta às solicitações dos medicamentos usados para intubação de pacientes.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo