Uma campanha para estimular as boas práticas de comportamento dos passageiros é a mais nova iniciativa do metrô do Rio de Janeiro. A campanha educativa 2021: "O respeito deve embarcar sempre", conta com mensagens que serão exibidas por meio de vídeos e imagens nas estações, trens, redes sociais e site da concessionária. As peças trazem personagens com máscaras, para reforçar o uso obrigatório da proteção facial no transporte, assim como a utilização do álcool gel, ações essenciais no enfrentamento ao coronavírus.
O diretor de Operações do MetrôRio, Daniel Habib informa que a campanha foi adaptada para dar ainda mais visibilidade à necessidade do uso correto da máscara em todo o sistema metroviário.
A campanha também destaca temas de conscientização, como a importância de não se sentar ao chão, atrapalhando o embarque, e de ceder lugares preferenciais a idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
Há mensagens ainda sobre gratuidade e os horários de funcionamento do metrô, além de alerta aos passageiros sobre a atuação de ambulantes e lembretes de que a comercialização de mercadorias dentro das composições é proibida por lei federal.
Entre os assuntos já mapeados e que farão parte da campanha ao longo do ano estão o respeito ao vagão feminino, a proibição de transporte de grandes volumes, embarque preferencial, utilização de elevadores e escadas rolantes e a recomendação de não usar mochilas nas costas.
O metrô ainda recomenda que os passageiros priorizem os meios digitais para recargas e pagamento, como o aplicativo e site. A concessionária ressalta que estas são alternativas mais seguras, especialmente neste período de pandemia.