Caso Henry: Comissão de Justiça aprova denúncia contra Dr. Jairinho

Agora, o processo será enviado novamente ao Conselho de Ética

Publicado em 03/05/2021 - 20:33 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, acusado de envolvimento na morte do menino Henry Borel, poderá ter o mandato cassado. A decisão foi anunciada na noite desta segunda-feira (3) pela Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que aprovou por unanimidade o prosseguimento da denúncia contra o parlamentar. 

A partir de agora, o processo será enviado novamente ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que se reúne já nesta terça-feira (4), para sortear o relator do caso. 

O pedido de cassação foi formulado pelo próprio Conselho de Ética na semana passada, e tem por base a investigação conduzida pela Polícia Civil sobre a morte do menino Henry Borel, que nessa segunda-feira completaria 5 anos de idade. Doutor Jairinho e a mãe do menino, Monique Medeiros, estão presos preventivamente, acusados do crime.

Agora, o Conselho de Ética vai entrar na fase de instrução processual, com prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 15. Nessa etapa, Dr. Jairinho deverá apresentar defesa, podem ser ouvidos depoimentos e cabe ainda análise de provas. 

Depois o relator apresenta seu parecer concluindo pelo prosseguimento da representação ou pelo seu arquivamento. O parecer será submetido ao Conselho de Ética e se aprovado, a votação final sobre perda do mandato ocorre em plenário, sendo necessário voto favorável a cassação de pelo menos dois terços dos vereadores.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Luiz Cláudio Ferreira

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo