Caso Henry: Comissão de Justiça aprova denúncia contra Dr. Jairinho

Agora, o processo será enviado novamente ao Conselho de Ética

Publicado em 03/05/2021 - 20:33 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, acusado de envolvimento na morte do menino Henry Borel, poderá ter o mandato cassado. A decisão foi anunciada na noite desta segunda-feira (3) pela Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que aprovou por unanimidade o prosseguimento da denúncia contra o parlamentar. 

A partir de agora, o processo será enviado novamente ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que se reúne já nesta terça-feira (4), para sortear o relator do caso. 

O pedido de cassação foi formulado pelo próprio Conselho de Ética na semana passada, e tem por base a investigação conduzida pela Polícia Civil sobre a morte do menino Henry Borel, que nessa segunda-feira completaria 5 anos de idade. Doutor Jairinho e a mãe do menino, Monique Medeiros, estão presos preventivamente, acusados do crime.

Agora, o Conselho de Ética vai entrar na fase de instrução processual, com prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 15. Nessa etapa, Dr. Jairinho deverá apresentar defesa, podem ser ouvidos depoimentos e cabe ainda análise de provas. 

Depois o relator apresenta seu parecer concluindo pelo prosseguimento da representação ou pelo seu arquivamento. O parecer será submetido ao Conselho de Ética e se aprovado, a votação final sobre perda do mandato ocorre em plenário, sendo necessário voto favorável a cassação de pelo menos dois terços dos vereadores.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Luiz Cláudio Ferreira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Estudantes de escola técnica desenvolvem conversor de Libras em texto

O software de reconhecimento já tem mais de 100 sinais programados que podem ser convertidos em texto, e alcançou uma precisão de 96% durante os testes.

Baixar arquivo
Geral

São Paulo promove Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Neste sábado (15), a prefeitura de São Paulo promove o Dia D da Vacinação Contra a Gripe. Os postos de saúde estarão abertos, excepcionalmente, para a aplicação da vacina.

Baixar arquivo
Economia

Selo certifica produto artesanal de origem animal para venda no país

Chamado de Arte, registro já é adotado em cerca de 160 produtos. O selo é obrigatório para comercialização nacional em mercados, empórios e outros estabelecimentos comerciais.

Baixar arquivo
Educação

Enem 2021 não tem data definida, mas ocorrerá este ano, diz ministro

Após dúvida gerada por portaria publicada nesta semana, Milton Ribeiro garantiu que exame será aplicado, com expectativa de realização em outubro ou novembro deste ano. Inep comunicou que está concluindo cronograma das provas.

Baixar arquivo
Justiça

Campanha do TSE vai combater desinformação sobre urna eletrônica

Sistema digital fez 25 anos nesta semana. No período, segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, nunca houve violação ou fraude comprovada. PEC em tramitação na Câmara quer a volta do voto em papel.

Baixar arquivo
Saúde

Identificada em Manaus a variante do coronavírus do Reino Unido

No Amazonas, a Secretaria de Saúde identificou a variante do coronavírus do Reino Unido em Manaus e agora investiga se houve transmissão comunitária da cepa britânica na região.

Baixar arquivo