Nacional de Brasília: 1ª emissora da capital federal completa 63 anos

Rádio vai além da tradição com as novas tecnologias

Publicado em 31/05/2021 - 09:14 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Há 63 anos, a Rádio Nacional de Brasília começava a transmitir, direto do coração do Brasil. A primeira emissora da capital federal é uma candanga. Chegou ao canteiro de construção, dois anos antes da inauguração da cidade.

Foi o então presidente Juscelino Kubitscheck quem abriu a rádio. E também foi pelas ondas da Nacional que o país acompanhou o festejo da transferência da capital do Brasil, do Rio de Janeiro para Brasília, em 1960.

Talentos da música popular, como Inezita Barroso, passaram pelo palco do nosso auditório. Com cultura, informação e entretenimento, a Nacional Brasília integrou o país. Ouvir a rádio se tornou uma daquelas tradições, que se passa de pai para filho, como conta o ouvinte João Antônio de Araújo.

"Quando meu pai me levava para a escola a gente escutava esse Jornal Nacional, que hoje é o Repórter Nacional, que passa de manhã. E a gente escutava também no caminho quando meu pai me buscava da escola para casa, o Repórter Nacional, na hora do almoço'', diz.

Essa tradição de ouvir a Nacional nos 980 quilohertz da AM, que já dura seis décadas, está mudando. A emissora continua lá, mas, agora, o sinal também chega ao FM em algumas cidades, na chamada banda estendida. É uma nova faixa de estações, que ficou disponível após a digitalização da TV. A Rádio Nacional é a primeira a usar.

De acordo com o gerente-executivo das Rádios da Empresa Brasil de Comunicação, Luciano Seixas, essa ampliação do sinal é estratégica.

''Pros próximos anos nós temos esse planejamento estratégico de ampliação do alcance da emissora, mostrando esse serviço que é um serviço de comunicação pública, um serviço que permite às pessoas terem direito à informação. Esse direito constitucional será atendido pela EBC, a Empresa Brasil de Comunicação. Com isso, outras emissoras poderão ser instaladas. Nós temos, inclusive, um PPA, um Plano Plurianual, que é um planejamento que prevê que nós tenhamos emissoras de rádio, ou parceiras ou operadas pela própria EBC, em todas as capitais, em todas as 27 capitais brasileiras'', diz.

Ao longo desses 63 anos, o jeito de ouvir a Nacional mudou, mas o João Antônio pretende manter a tradição. ''Eu vou passar isso para filho, se eu tiver filho no futuro'', diz.

A Rádio Nacional está nas ondas do rádio, no portal radios.ebc.com.br e no aplicativo Rádios EBC.

Edição: Raquel Mariano/ Adrielen Alves

Últimas notícias
Direitos Humanos

MDHC apura bullying contra aluna autista em escola no interior de SP

A estudante foi espancada e deixada seminua no ginásio da escola, que fica no interior paulista. A mãe da vítima afirma que essa não foi a primeira discriminação capacitista sofrida na escola.  

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo