Polícia do RJ investiga desvio de R$ 4 mi em Seropédica (RJ)

Investigações já resultaram no indiciamento de ex-prefeito e mais 5

Publicado em 03/05/2021 - 17:18 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga um esquema fraudulento que pode ter desviado R$ 4 milhões da Prefeitura de Seropédica, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As investigações já resultaram no indiciamento de cinco pessoas, incluindo um ex-prefeito, a esposa dele, que foi Secretária Municipal de Educação, e o filho dela.

Outras 14 pessoas também estão sendo investigadas e, junto com os demais, foram alvos de 26 mandados de busca e apreensão, cumpridos nesta segunda-feira (3).

No foco da apuração policial, 14 contratos de alto valor, firmados com dispensa de licitação, em fevereiro e setembro de 2017, no momento em que o município havia decretado Estado de Calamidade Financeira.

Ao analisar os certames, a Delegacia de Defraudações constatou que a maior parte das empresas contratadas exerce atividade principal totalmente incompatível com os serviços ou produtos pagos pela prefeitura. Os investigadores ressaltam que a quantia, supostamente desviada, contribuiu para o agravamento da crise financeira em Seropédica, repercutindo de forma direta nos serviços públicos. No período apurado, a cidade registrou situações como falta de merenda nas escolas e de insumo nas unidades de saúde.

Todos os envolvidos responderão por crime de peculato, corrupção passiva, tráfico de influência, dispensa irregular de licitação e organização criminosa.

Edição: Vitória Elizabeth/ Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo