Polícia do RJ investiga desvio de R$ 4 mi em Seropédica (RJ)

Investigações já resultaram no indiciamento de ex-prefeito e mais 5

Publicado em 03/05/2021 - 17:18 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga um esquema fraudulento que pode ter desviado R$ 4 milhões da Prefeitura de Seropédica, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As investigações já resultaram no indiciamento de cinco pessoas, incluindo um ex-prefeito, a esposa dele, que foi Secretária Municipal de Educação, e o filho dela.

Outras 14 pessoas também estão sendo investigadas e, junto com os demais, foram alvos de 26 mandados de busca e apreensão, cumpridos nesta segunda-feira (3).

No foco da apuração policial, 14 contratos de alto valor, firmados com dispensa de licitação, em fevereiro e setembro de 2017, no momento em que o município havia decretado Estado de Calamidade Financeira.

Ao analisar os certames, a Delegacia de Defraudações constatou que a maior parte das empresas contratadas exerce atividade principal totalmente incompatível com os serviços ou produtos pagos pela prefeitura. Os investigadores ressaltam que a quantia, supostamente desviada, contribuiu para o agravamento da crise financeira em Seropédica, repercutindo de forma direta nos serviços públicos. No período apurado, a cidade registrou situações como falta de merenda nas escolas e de insumo nas unidades de saúde.

Todos os envolvidos responderão por crime de peculato, corrupção passiva, tráfico de influência, dispensa irregular de licitação e organização criminosa.

Edição: Vitória Elizabeth/ Luiz Claudio Ferreira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Paciente com covid tem alta após transplante duplo de pulmões

Henrique Batista do Nascimento teve alta do hospital na noite dessa segunda-feira (20) e, agora, ele, a esposa Kattiane Mendes, e o filho fazem planos.

Baixar arquivo
Saúde

Média móvel de mortes por covid diminui, mas ainda é de 510 óbitos

Mais de 142 milhões de brasileiros acima de 18 anos, o que corresponde a mais de 90% dos adultos do país, estão vacinados com ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19. A imunização completa, com as duas doses ou dose única, alcançou mais de 50% do público-alvo. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Lançado no Rio o projeto de recuperação da mata ciliar do Rio Guandu

Um projeto para recuperação da mata ciliar do Rio Guandu, que corta 15 municípios do estado, foi lançado pela  Cedae, Companhia Estadual de Águas e Esgotos, nesta terça-feira. A ação celebra o  Dia Mundial da Árvore, e prevê o plantio de 1 milhão de árvores em até cinco anos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Unesco e multinacionais francesas lançam plano para Amazônia Central

O Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Amazônia Central prevê 118 ações. A  reserva foi criada em 2001 e engloba 30 municípios do Amazonas e um de Roraima, cobrindo 197 mil quilômetros quadrados, área equivalente a quase todo o estado do Paraná.

Baixar arquivo
Segurança

RJ vai implantar sistema de câmeras nos uniformes das Polícias

Serão adquiridos, por meio de licitação, 22 mil equipamentos de filmagem que, segundo o governo, além de proteger os servidores em casos de falsas acusações, aumentarão a transparência e a fiscalização das ações policiais. As imagens geradas pelo sistema ficarão armazenadas por até um ano.

Baixar arquivo
Esportes

Fluminense empata com Cuiabá e fica na 8ª posição no Brasileirão

O Fluminense empatou com o Cuiabá nesta segunda-feira (20) por 2 a 2 e, agora, ocupa a oitava colocação do Campeonato Brasileiro. Já o Cuiabá está em nono lugar.

Baixar arquivo