Portaria prevê sinal de TV Digital em todas as cidades até 2023

Publicado em 04/05/2021 - 19:56 Por Gésio Passos - Rádio Nacional - Brasília

Nesta terça-feira (4), o Ministério das Comunicações publicou novas portarias ligadas ao setor da rádio e televisão. Até o final de 2023, o sinal da TV analógica vai ser trocado pelo digital em todas as cidades do país.

Segundo o ministro Fábio Faria, cerca de 75% da população já tem acesso à TV digital, enquanto mais de três mil pequenos municípios ainda não tem acesso. O ministro afirma que agora os recursos serão investidos no interior.

O governo federal vai apoiar financeiramente a digitalização de cidades que só tem um sinal de TV, com distribuição de kits de recepção e a infraestrutura para cerca de 1.600 municípios. Além da liberação de outorga digital de forma desburocratizada. Haverá ainda recursos para compra de receptores digitais para pessoas que recebem o Bolsa Família.

Outra novidade publicada em portaria é a obrigatoriedades de as empresas de celulares ativarem a função de rádio FM nos aparelhos. Segundo Fábio Faria, o ministério está atendendo ao pleito das emissoras privadas.

O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), Fábio Lara Resende, reforçou que as emissoras defendem essa proposta desde 2014 e vai ampliar o acesso ao rádio.

O governo ainda anunciou parcerias para pesquisa sobre um novo padrão para a TV Digital, a chamada TV 3.0. A próxima etapa para pesquisas desse novo modelo vai ocorrer até 2023.

Edição: Raquel Rodrigues / L Pedrosa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Internacional

Mãe poderá concluir curso de medicina perto da família, decide Justiça

Ser médica, casar e ter filhos. Esses eram os sonhos da Ana Luísa Guedes. Em 2018, tudo parecia estar indo exatamente como planejou: a brasiliense passou no vestibular e estava cursando medicina numa universidade federal em Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Média de idade das vítimas da covid-19 no país cai quase oito anos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz nessa sexta-feira (7), esse não é o único dado que mostra que a pandemia está atingindo grupos mais jovens da população.

Baixar arquivo
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Afro-Brasileira fará apresentação virtual pelo 13 de maio

 A apresentação da Orquestra Afro-Brasileira será exibida no dia 13 de maio, no canal Cultne, a partir das 19h, no Youtube.

Baixar arquivo
Geral

Covid: hospital reúne cartas afetivas para pacientes e profissionais

Envio pode ser feito de todo o Brasil, por e-mail, para o Hospital Universitário de Brasília. Mensagens incentivam equipes e tornam internação de infectados menos solitária.

Baixar arquivo