Rádios EBC levam informações onde outras emissoras não alcançam

Acompanhe a terceira reportagem do especial "Telecomunicações"

Publicado em 05/05/2021 - 09:41 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro, Nacional AM de Brasília, Nacional da Amazônia, do Alto Solimões e Rádio Nacional FM Brasília. A Empresa Brasil de Comunicação consegue chegar, com essas emissoras, nos quatro cantos do país, aonde muitas outras não alcançam.

Nas áreas rurais, ribeirinhas e na fronteira com outros países, muitas vezes sem energia elétrica, vários radinhos a pilha estão sintonizados na Nacional da Amazônia, que transmite em Ondas Curtas com cobertura de mais da metade do território nacional e atinge, potencialmente, 60 milhões de habitantes. Esse é o caso de Rosângela, ouvinte da Nacional, moradora da zona rural de Boca do Acre, no Amazonas.

Na emissora há 13 anos, a apresentadora Juliana Maya se diz honrada em trabalhar na Nacional, principalmente por seu alcance, com informações de qualidade.

A Rádio Nacional da Amazônia foi inaugurada em 1º de setembro de 1977. Desde então, a emissora tem buscado sempre se adequar às novas tecnologias. A aproximação com os ouvintes, antes feita por meio de cartas e telefonemas, agora é por troca de mensagens de WhatsApp e e-mails, uma relação mais rápida e dinâmica.

O acesso ao conteúdo da rádio por aplicativos e pelo site radios.ebc.com.br também permite que ouvintes sem a tecnologia das Ondas Curtas tenham acesso a programas como o Ponto de Encontro, que se tornou um símbolo da Nacional: um espaço para os ouvintes mandarem seus recados e mensagens, se conectando com todo o país.

 

Edição: Nádia Faggiani/ Marizete Cardoso

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo diz que privatização da Eletrobras vai gerar emprego no Brasil

A aprovação pelo Legislativo do texto final da Medida Provisória da Eletrobras vai viabilizar a maior privatização do país, segundo o Ministério da Economia. 

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro registra nova linhagem do coronavírus

Uma nova linhagem do coronavírus foi detectada no município fluminense de Porto Real, divisa com o estado de São Paulo.

Baixar arquivo
Geral

Viagem em meio à pandemia é tema da Semana Turismo para Todos

A pausa forçada obrigou o setor do turismo a refletir acerca de novas formas de promover experiências relacionadas às viagens.

Baixar arquivo
Cultura

Mostra de Cinema de Ouro Preto começa hoje com programação online

Pelo segundo ano em formato online por causa da pandemia, começa nesta quarta-feira (23)  a 16ª edição da CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto,  com programação totalmente gratuita.

Baixar arquivo
Economia

Plano Safra terá mais de R$ 251 bilhões em créditos para produtores

O Plano Safra 2021/2022 terá mais de R$ 251 bilhões em créditos para produtores rurais, o que representa alta de 6,3% em relação à edição anterior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Crise e desemprego atinge de forma drástica migrantes e refugiados

Crise econômica e desemprego atingiram em cheio migrantes e refugiados. Dados do IBGE mostram que o desemprego no Brasil passou de 14% no primeiro trimestre e atingiu o recorde de 14 milhões e 800 mil brasileiros. Mas, para Gisele Netto, do Acnur, o cenário é pior para os refugiados.

Baixar arquivo