Satélites em órbita fazem parte da nossa realidade, diz especialista

Brasil tem mais de 13 mil pontos de acesso à internet via satélite

Publicado em 07/05/2021 - 09:47 Por Manuela Castro* - Repórter da TV Brasil - Brasília

Os satélites não são apenas importantes para as telecomunicações, são essenciais. Sem eles, você não estaria acompanhando essa reportagem agora. Esses equipamentos são os responsáveis pela transmissão do sinal de rádio, televisão e telefone, além da comunicação entre aviões e navios por todo o mundo. Os satélites também possibilitam o uso do GPS, hoje tão comum nos nossos telefones celulares e na vida da Suzete Galdino, que é motorista de aplicativo. Ela destaca que a tecnologia é essencial. 

O Brasil faz parte do seleto grupo de países que contam com o próprio satélite. É o chamado "satélite geoestacionário de defesa e comunicações", lançado em 2017. No espaço, o equipamento recebe o sinal de comunicação, o amplifica e o envia de volta à Terra. Esse sinal atinge todo o território do país e a parte do oceano Atlântico, conhecida como Amazônia Azul.

O satélite trouxe mais autonomia e segurança para as telecomunicações no Brasil. Permitiu a implantação de internet banda larga em áreas rurais e de floresta, como na Amazônia. E também representou economia, já que antes o país tinha que alugar equipamentos privados. Apesar de parecer algo tão distante, a 36 mil quilômetros da Terra, o satélite está bem próximo da nossa realidade, como destaca o professor do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília Ugo Dias.

Hoje, o Brasil conta com mais de 13.350 pontos de acesso à internet via satélite. Nove mil deles estão em escolas públicas, principalmente as da zona rural, e em 248 escolas indígenas. Ao todo, dois milhões e meio de alunos estão conectados à internet via satélite. Isso sem falar nas centenas de unidades de saúde, de segurança pública e comunidades quilombolas.

José Afonso Cosmo Júnior, secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, detalha a qualidade do sinal de internet em áreas remotas do país.

Em 2019, graças à internet via satélite, as comunicações salvaram vidas na tragédia do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. Em menos de 24 horas, antenas de transmissão foram instaladas e as equipes de resgate puderam se comunicar para encontrar pessoas no meio da lama e dos escombros.

*Com sonoplastia de José Maria Pardal.

Edição: Rádio Nacional/ Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

SP quer retomar aulas presenciais em agosto

A secretaria de educação do estado de São Paulo quer retomar aulas presenciais a partir de agosto sem estabelecer limites de ocupação nas escolas.

Até agora, o limite máximo de alunos em sala de aula é de 35% dos estudantes matriculados.

Baixar arquivo
Geral

576 moradias são entregues para pessoas de baixa renda no RJ

Ao todo, 576 moradias foram entregues nesta quarta-feira (16) para  famílias de baixa renda da cidade de Nova Iguaçu, na baixada fluminense. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Novo produto pode substituir óleo de palma na indústria, aponta tese

Uma pesquisa de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou o potencial do óleo da polpa do tucumã como alternativa ao tradicional óleo de palma, o mais utilizado no mundo em produtos alimentícios industrializados e que tem provocado a destruição de flor

Baixar arquivo
Política

Comissão da reforma administrativa aprova convite a Paulo Guedes

A Comissão Especial da Câmara, criada para discutir a PEC da Reforma Administrativa, aprovou nesta quarta-feira (dia 16), convite ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Baixar arquivo
Saúde

Alcântara (MA) chega à marca de 100% de vacinados

A cidade histórica de Alcântara (MA) atingiu, nesta quarta (16), a marca de 100% da população adulta vacinada contra a covid-19, com pelo menos uma dose.

Baixar arquivo
Saúde

Começou o pré-cadastro de voluntários para testar ButanVac

O Instituto Butantan começou a fazer o pré-cadastro de voluntários para testar a vacina ButanVac. Os testes da nova vacina contra covid-19 vão ser feitos no Hospital das Clínicas na cidade de São Paulo e no Hospital das Clínicas, de Ribeirão Preto, no interior do estado.

Baixar arquivo