Trem de passageiros que liga MA ao PA tem viagens suspensas
O trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás, no trecho que liga São Luís (MA) até Parauapebas (PA), está com as viagens suspensas a partir desta segunda-feira.
O governo do Pará fez um pedido urgente pela interrupção temporária do transporte ferroviário de passageiros, até que a situação epidemiológica permita e autorize a retomada das viagens.
Essa foi uma das medidas do governo paraense depois da confirmação do Maranhão, que um paciente com a variante da covid surgida na Índia, que estava em um navio indiano que está atracado em mar aberto no litoral maranhense.
A empresa Vale, que opera o transporte, disse que acompanha a situação e reitera seu compromisso com a segurança dos passageiros, de suas operações e das comunidades ao longo da ferrovia.
Os passageiros que tiverem suas viagens canceladas vão poder solicitar o reembolso do bilhete, sem custo adicional ou aguardar o retorno do trem para remarcar a passagem no prazo de um ano da data de emissão.
Segundo a Vale, cerca de 1,3 mil pessoas são atendidas pelo trem de passageiros, mas a lotação foi reduzida em 50% durante a pandemia. O trem realiza 15 paradas entre o Pará e o Maranhão, percorrendo 27 cidades.
O Pará informou que não possui, até o momento, registro de casos confirmados da nova cepa originada na Índia. Mas estão sendo monitorados, em isolamento, dois pacientes da cidade de Primavera que testaram positivo para covid e que estiveram no Porto de Itaqui, no Maranhão.