Às vésperas dos 85 anos, museu relembra trajetória da Nacional do Rio

Rádio já foi o veículo com maior alcance em território brasileiro

Publicado em 08/05/2021 - 08:33 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A poucos meses de completar 85 anos, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro está ganhando uma homenagem a altura da sua importância histórica.

O Museu da Rádio Nacional já tem cinco ambientes, montados no mezanino da sede da Empresa Brasil de Comunicação, no centro da capital fluminense. E só está aguardando a pandemia de covid-19 passar para receber seus visitantes. Até lá será possível ter um gostinho desse patrimônio nostálgico com os conteúdos que estão sendo preparados para o site das rádios da EBC. O primeiro vídeo que destaca o Rádio Teatro, onde tantas rádio novelas pioneiras foram encenadas, já está no ar. 

O gerente da EBC, Thiago Regotto, responsável pelo projeto do museu, explica que ele ainda vai receber muitas peças, não só do acervo da Nacional, mas também da Rádio MEC, a primeira emissora do país, fundada em 1923, e que também pertence à empresa pública de comunicação do governo federal. 

Mas, algumas preciosidades já estão prontinhas, a exemplo da sala do Diretor da Rádio Nacional, que exibe até mesmo paredes originais, retiradas do histórico Edifício A Noite, na Praça Mauá, que foi a casa da rádio por mais de 70 anos. Elas foram remontadas dentro do museu, junto com todo o mobiliário.

E isso inclui peças que mostram como a Nacional, que já foi o veículo de comunicação com maior alcance do território brasileiro, esteve próxima do poder, exercendo um papel estratégico para muitos governos.

E, claro, o auditório que transformou tantas cantoras e cantores em divas e ícones do rádio não poderia ficar de fora e também foi remontado no museu. 

O vídeo de apresentação do museu está disponível no site www.radios.ebc.com.br. Os outros conteúdos, mostrando mais detalhes do museu, serão postados no mesmo endereço. 

Edição: Vitória Elizabeth/Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo