WhatsApp limita no sábado funções de contas sem adesão a novas regras

Politica de privacidade exige compartilhamento de dados com Facebook

Publicado em 12/05/2021 - 19:18 Por Luísa Câmara - Estagiária da Rádio Nacional* - Brasília

A partir do dia 15 de maio, próximo sábado, o WhatsApp vai limitar funções de contas de usuários que não aceitarem as novas regras da política de privacidade do aplicativo.

Entre as principais mudanças está o compartilhamento de dados de usuários do WhatsApp com o Facebook. O Facebook e outras empresas do mesmo grupo também podem usar dados do WhatsApp para fazer sugestões, por exemplo, de amigos, de contatos ou de conteúdos, e mostrar ofertas e anúncios.

A ideia, segundo a empresa, não é apagar a conta dos que não aceitarem as mudanças e sim limitar algumas funções. Mas, na prática, aqueles que não tiverem concordado com os novos termos irão ler um lembrete persistente com mais frequência, para que aceitem as regras.

E o que acontece se o usuário não aceitar as novas regras do WhatsApp? A funcionalidade ficará limitada e não será mais possível acessar a lista de conversas. Depois de mais algumas semanas, não será mais possível receber ligações ou notificações e o WhatsApp irá parar de enviar mensagens e chamadas para o telefone.

O aplicativo afirma que, mesmo com a mudança nos termos de privacidade, conversas pessoais continuam protegidas com a criptografia de ponta a ponta. PORÉM, a proteção da criptografia em conversas com contas comerciais não está garantida.

O aplicativo não esclareceu em quanto tempo essas restrições serão aplicadas.

 

*Com supervisão de Nádia Faggiani

Edição: Nádia Faggiani/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Brasil já tem 5 casos confirmados da variante Ômicron

Dos casos confirmados aqui no país, três são em São Paulo e dois no Distrito Federal. São quatro homens e uma mulher.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz vê tendência de alta de casos de síndrome respiratória grave

Crescimento está sendo notado em 13 das 27 unidades da federação; destes, os que mais chamam a atenção dos especialistas são Pará, Ceará e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Política

PEC dos Precatórios é aprovada no Senado

Os precatórios são dívidas da União com empresas e pessoas que ganharam ações definitivas na justiça. A proposta aprovada pelo Senado limita o valor a ser gasto anualmente com essas despesas e muda a forma de cálculo do teto de gastos. Proposta ainda precisa voltar à Câmara.

Baixar arquivo
Educação

Prazo para solicitar a reaplicação da prova do Enem termina amanhã

Candidatos podem pedir a reaplicação até às 23h59 desta sexta; os nomes dos participantes aptos a fazerem a prova em nova data serão divulgados na própria Página do Participante.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio vai rever ampliação de exigência de cartão de vacina

Segundo o prefeito Eduardo Paes, houve "exagero" na ampliação de locais onde devem ser apresentados comprovante de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo suspende festa de Réveillon na Paulista

A vigilância sanitária da capital paulista fez um estudo de riscos e orientou a cancelar a festa do dia 31 de dezembro. Além disso, o prefeito decidiu manter a obrigatoriedade no uso de máscaras em lugares públicos. O uso seria abolido no próximo dia 11.

Baixar arquivo