Amazonas pode receber apoio da Força Nacional
O Ministério da Justiça analisa pedido de apoio da Força Nacional de Segurança para o estado do Amazonas. A intenção é que os agentes reforcem o trabalho da polícia militar e da polícia civil do estado, após os ataques violentos do fim de semana.
No sábado (5) e no domingo (6) foram mais de 14 ônibus incendiados, prédios depredados e clima de muito medo na população.
Nesta segunda-feira (7), um traficante foi preso e uma criança de 11 anos de idade foi apreendida. Ela estava agindo como olheiro do crime e recebia R$50 para informar aos criminosos sobre a presença de policiais. Pelo menos 16 pessoas foram presas, entre elas um possível mandante dos ataques.
Para o governador Wilson Lima, os acontecimentos do fim de semana são reações do crime organizado contra o combate ao tráfico de drogas no estado.
Nesta segunda, aulas presenciais, vacinação e serviços de saúde foram suspensos em Manaus e o transporte coletivo não circulou.
As cidades de Parintins e Careiro Castanho também registraram ações criminosas. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Amazonas, os ataques começaram após um traficante ser morto, no sábado. A ordem dos ataques, ainda segundo a pasta, veio de um presídio.