Após cheia recorde, níveis de rios no Amazonas começam a baixar

Publicado em 15/06/2021 - 11:48 Por Fernando Reis - Repórter da Rádio Encontro das Águas - Manaus

A medição do Rio Negro é feita por meio de uma régua que foi instalada no ano de 1902 pelos administradores do Porto de Manaus. Na época, a capital amazonense era a maior exportadora de látex do mundo e o investimento foi feito pelos empresários ingleses que exploravam essa atividade econômica na cidade. De lá para cá das 10 maiores cheias do Rio Negro, seis foram registradas neste século e, neste ano, a marca de 2012, que até então era maior de todas, foi superada: alcançou 30 metros acima do mar.

Isso foi no dia 4 de junho e, agora, 10 dias depois, as águas começam a baixar no fenômeno conhecido como vazante. Segundo a pesquisadora em geociências do CPRM (serviço geológico do Brasil) Luna Gripp, várias calhas de rios do estado registraram cheias neste ano. Entre as cidades afetadas estão Parintins (atingida pelas águas do rio Amazonas), Manacapuru (pelo Rio Solimões), e São Gabriel da Cachoeira e Manaus (pelo Rio Negro). Neste mês, de acordo, com Luna Gripp, a situação é de estabilidade. Em algumas regiões, já começou a vazante dos rios.

Para amenizar os impactos da enchente em Manaus, a prefeitura da cidade entregou, pelo segundo mês, cartões no valor de R$ 500 cada mais de quatro mil famílias moradoras de 15 bairros atingidos pelas águas.

Edição: Rádio Encontro das Águas/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Dia da Mulher-Maravilha: Primeiro HQ da heroina completa 40 anos

A guerreira apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em  21 de outubro de 1941 para testar a popularidade de uma figura forte e feminina.Com todo o sucesso, o dia 21 de outubro passou a ser considerado entre os fãs de HQs o Dia da Mulher-Maravilha.

Baixar arquivo
Cultura

Mostra Internacional de Cinema de SP retorna em sistema híbrido

Esse ano, o festival volta a ocupar as principais salas de cinema da capital paulista. Só que dessa vez, os organizadores resolveram manter as transmissões pela internet, num sistema híbrido.

Baixar arquivo
Geral

Campanha Respeitável Circo vai garantir serviços públicos aos artistas

Agora, com um cartão nacional de saúde específico para a população circense,a comunidade poderá ser atendida em qualquer unidade de saúde do país. Já o Ministério da Educação prepara uma cartilha para orientar estados e municípios sobre a oferta de ensino.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo da Rede Clima mostra que o país pode evitar o desmatamento

Um estudo da Rede Clima  estima que o Brasil pode evitar o desmatamento de 10 milhões de hectares de floresta Amazônica. Para isso, o país deve investir R$1,45 bilhão em 20 anos.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz aponta estabilidade em casos de síndrome respiratória grave

O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, afirma que o país vive o melhor momento desde o início da pandemia, mas avalia, no entanto, que ainda é preciso ter cautela. Isso porque esses valores ainda não representam um nível de segurança epidemiológico.

Baixar arquivo
Geral

Quase 15 mil pessoas sofrem com a salinização do rio Amazonas no Amapá

Com a situação de emergência no Arquipélago do Bailique, a Secretaria de Mobilização e Participação Popular de Macapá iniciou uma campanha para arrecadação de água potável para as 54 comunidades que vivem no local.

Baixar arquivo