Após cheia recorde, níveis de rios no Amazonas começam a baixar

Publicado em 15/06/2021 - 11:48 Por Fernando Reis - Repórter da Rádio Encontro das Águas - Manaus

A medição do Rio Negro é feita por meio de uma régua que foi instalada no ano de 1902 pelos administradores do Porto de Manaus. Na época, a capital amazonense era a maior exportadora de látex do mundo e o investimento foi feito pelos empresários ingleses que exploravam essa atividade econômica na cidade. De lá para cá das 10 maiores cheias do Rio Negro, seis foram registradas neste século e, neste ano, a marca de 2012, que até então era maior de todas, foi superada: alcançou 30 metros acima do mar.

Isso foi no dia 4 de junho e, agora, 10 dias depois, as águas começam a baixar no fenômeno conhecido como vazante. Segundo a pesquisadora em geociências do CPRM (serviço geológico do Brasil) Luna Gripp, várias calhas de rios do estado registraram cheias neste ano. Entre as cidades afetadas estão Parintins (atingida pelas águas do rio Amazonas), Manacapuru (pelo Rio Solimões), e São Gabriel da Cachoeira e Manaus (pelo Rio Negro). Neste mês, de acordo, com Luna Gripp, a situação é de estabilidade. Em algumas regiões, já começou a vazante dos rios.

Para amenizar os impactos da enchente em Manaus, a prefeitura da cidade entregou, pelo segundo mês, cartões no valor de R$ 500 cada mais de quatro mil famílias moradoras de 15 bairros atingidos pelas águas.

Edição: Rádio Encontro das Águas/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Câmara apresenta novo parecer do texto de reforma do Imposto de Renda

O deputado federal Celso Sabino, do PSDB, apresentou, nesta terça-feira, um novo parecer para o projeto de reforma do Imposto de Renda, apresentado pelo governo federal em junho.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas deixam ao menos cinco povoados isolados em Roraima

Defesa Civil do Estado considera imprevisto o volume de chuvas para o período. Estragos atingem cerca de 3 mil pessoas em nove cidades. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Queiroga pede que brasileiros se imunizem com a segunda dose

O Ministro da Saúde esteve na Comunidade da Maré, no RJ, onde foi apresentado um balanço da vacinação em massa contra o coronavírus, neste que é o maior conjunto de favelas da cidade.

Baixar arquivo
Educação

Educação bilíngue de surdos é inserida na LDB da educação nacional

A educação bilíngue é aquela em que a Língua Brasileira de Sinais é considerada a primeira língua, e o português escrito como segunda língua.

Baixar arquivo
Geral

#AprenderParaPrevenir quer alertar sobre riscos de desastres naturais

Com o tema #AprenderParaPrevenir foi lançada, nessa terça-feira, a campanha nacional para conscientizar a população de que é possível reduzir o risco de determinados desastres naturais, como, por exemplo, incêndios florestais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Anvisa autoriza teste do medicamento Leronlimabe

A Anvisa autorizou, nesta segunda-feira, o estudo clínico para avaliar a segurança e a eficácia do medicamento Leronlimabe. A ideia é usar a droga para tratar pacientes com covid-19 e que tenham desenvolvido quadros moderados de pneumonia.

Baixar arquivo