Brasil celebra hoje o Dia Nacional da Migração Japonesa
Neste 18 de junho, a comunidade japonesa no Brasil celebra o Dia Nacional da Migração Japonesa. Há 113 anos, chegaram os primeiros migrantes: quase 800 trabalhadores vieram no Navio Kasato Maru, que atracou no Porto de Santos, em São Paulo. De lá foram para fazendas de café e atualmente estão em todo o país, atuando em diferentes setores econômicos.
A influência no Brasil vai desde a culinária, passando pela educação e atividades culturais, até valores éticos.
Em Manaus, no Amazonas, por exemplo, o ensino de língua japonesa é bastante procurado. A professora Linda Nishikido, docente do curso de graduação de Letras, Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Amazonas, destaca que a cidade tem até uma escola pública bilíngue.
Para o presidente do Clube Cultural e Recreativo Nipo-brasilero em Brasília, Roberto Fujimoto, a maior influência da cultura japonesa no país são os valores como responsabilidade e respeito.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), estima-se que há 3,8 milhões descendentes no mundo. O Brasil é o país onde há maior número de representantes, 1,9 milhão.
São Paulo é ainda o estado com a maior colônia japonesa do país. Nesta sexta-feira (18), algumas atividades virtuais marcam a data e podem ser conferidas no site da prefeitura de São Paulo.