Brasil celebra hoje o Dia Nacional da Migração Japonesa

Há 113 anos, chegaram ao país cerca de 800 trabalhadores japoneses

Publicado em 18/06/2021 - 14:44 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Neste 18 de junho, a comunidade japonesa no Brasil celebra o Dia Nacional da Migração Japonesa. Há 113 anos, chegaram os primeiros migrantes: quase 800 trabalhadores vieram no Navio Kasato Maru, que atracou no Porto de Santos, em São Paulo. De lá foram para fazendas de café e atualmente estão em todo o país, atuando em diferentes setores econômicos.

A influência no Brasil vai desde a culinária, passando pela educação e atividades culturais, até valores éticos.

Em Manaus, no Amazonas, por exemplo, o ensino de língua japonesa é bastante procurado. A professora Linda Nishikido, docente do curso de graduação de Letras, Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Amazonas, destaca que a cidade tem até uma escola pública bilíngue.

Para o presidente do Clube Cultural e Recreativo Nipo-brasilero em Brasília, Roberto Fujimoto, a maior influência da cultura japonesa no país são os valores como responsabilidade e respeito.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), estima-se que há 3,8 milhões descendentes no mundo. O Brasil é o país onde há maior número de representantes, 1,9 milhão.

São Paulo é ainda o estado com a maior colônia japonesa do país. Nesta sexta-feira (18), algumas atividades virtuais marcam a data e podem ser conferidas no site da prefeitura de São Paulo.

 

Edição: Nádia Faggiani/Adrielen Alves

Últimas notícias
Meio Ambiente

Exército auxilia no combate a incêndio em terra indígena no Pará

Integrantes do Comando Militar do Norte estão atuando no município paraense de Bom Jesus do Tocantins. Eles contam com o apoio de máquinas pesadas para lidar com as chamas.

Baixar arquivo
Cultura

Viva Maria destaca as heroínas esquecidas da história brasileira

Maria Navalha, Maria Firmina dos Reis e Maria Quitéria são importantes personagens femininas que terão sua trajetória de vida contada na peça teatral “Marias: Realezas Brasilianas”.

Baixar arquivo
Geral

AGU entra com primeira ação por danos climáticos na Amazônia

O ICMBio, representado pela AGU, encaminhou, à Justiça Federal do Pará uma ação que pede a indenização de R$ 635 milhões para a reparação dos danos climáticos causados no Parque Nacional do Jamanxim, na Amazônia, um dos que mais sofrem com o desmatamento.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Minas Gerais é o estado com o maior número de incêndios no Brasil

Cerca de 18% dos incêndios florestais detectados no país nas últimas 24 horas estão no estado, que registrou mais de 3.500 focos desde o início do mês de setembro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Reunião entre membros dos três poderes discute o combate às queimadas

Encontro foi convocado pelo presidente Lula, e contará com a presença dos presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Baixar arquivo
Geral

Parque Nacional de Brasília: fogo já consumiu mais de 2 mil hectares

Quase 500 combatentes atuam no incêndio entre brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros. São quatro frentes de combate, todas concentradas na região leste do parque.

Baixar arquivo