Curitiba é a capital com melhor saneamento no Brasil, revela estudo

Porto Velho, Belém, Teresina e Rio Branco têm os piores resultados

Publicado em 15/06/2021 - 13:25 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil apresentou uma ligeira melhora na cobertura de saneamento básico entre 2016 e 2019, segundo o ranking elaborado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, a ABES, e divulgado nesta terça-feira (15).

A pontuação média dos 1.670 municípios analisados cresceu 7,3% em quatro anos. Em 2016, as duas melhores categorias do ranking reuniram 14% dos municípios pesquisados. Em 2019, essa porcentagem chegou a 22%.

A pontuação do ranking é feita com base nos indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação adequada de resíduos sólidos.

O presidente da ABES, Alceu Bittencourt, ressaltou que o avanço no setor se faz mesmo de forma lenta.

Pelo quarto ano seguido, Curitiba é a capital com melhor saneamento básico do país. Em seguida, vem Brasília, Goiânia e Belo Horizonte como as capitais mais bem pontuadas.

Na parte de baixo da tabela, estão Porto Velho, Belém, Teresina e Rio Branco, com os piores resultados.

Enquanto a capital do Paraná tem 100% da população atendida com abastecimento de água e tratamento de esgoto, a capital de Rondônia tem apenas 33% da população com serviço de abastecimento de água e 3% com tratamento de esgoto.

A pesquisa ainda identificou que quanto maior a cobertura de saneamento básico, menor é o número de internações por doenças relacionadas à falta de saneamento, como cólera, diarreia e infecções intestinais.

O Ranking do Saneamento Básico da ABES alcança apenas 30% dos municípios brasileiros. Um recorte que abrange quase 70% da população, sendo 47% da população nas regiões do Norte e Nordeste.

Ficam de fora do ranking 3,9 mil municípios que não divulgam um ou mais dos indicadores utilizados.

Edição: Sâmia Mendes/Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo