IBGE: em abril, produção industrial cai em nove locais pesquisados
A produção industrial caiu em 9 dos 15 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal, do IBGE, na passagem de março para abril. Os destaques foram a Bahia, com queda de 12,4%, e a região Nordeste, que recuou 7,8%, fortemente impactados pelo baixo desempenho das indústrias do setor de derivados do petróleo.
Em abril, a produção nacional caiu 1,3% frente a março, conforme divulgação do IBGE no último dia 2.
O resultado de abril é explicado pelo agravamento da pandemia de covid-19, com medidas restritivas mais duras que resultaram em diminuição ou escalonamentos na jornada de trabalho, atingindo a produtividade.
O estado de São Paulo, maior parque industrial do país, também apresentou queda acima da média nacional. O recuo de 3,3%, deve-se também ao baixo desempenho do setor de derivados do petróleo, além dos farmacêuticos e de outros produtos químicos.
O destaque entre os locais com alta na produção industrial foi o estado do Amazonas. Lá, o setor de derivados de petróleo teve bom desempenho. A segunda maior alta foi no Rio de Janeiro. O setor extrativo de petróleo contribuiu para o desempenho positivo.