Em comemoração ao seu aniversário de 213 anos, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro inaugurou, neste domingo, um novo percurso que valoriza as joias arquitetônicas presentes em meio às espécies vegetais. A Trilha do Patrimônio passa por 11 pontos que se relacionam com a história do parque, do Rio de Janeiro e do Brasil. Durante o evento para comemorar o aniversário do parque, a presidente do Jardim Botânico, Ana Lucia Santoro, lembrou que diversas trilhas temáticas já foram idealizadas, mas todas relacionadas com a coleção verde ou com as iniciativas de preservação do meio ambiente. Esta é a primeira com foco arquitetônico passando por prédios históricos, chafarizes, passeios, e peças ornamentais.
A trilha começa em um prédio que é a mais antiga edificação da Zona Sul do Rio: o centro de visitantes do Jardim, instalado na antiga sede do Engenho Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, que já tem 445 anos. Em 1808, quando a família real se mudou para o Rio de Janeiro, D. João XI decidiu montar uma fábrica de pólvora e um jardim para a aclimatação de espécies vegetais originárias de outras partes do mundo, aproveitando as terras do antigo Engenho. Apenas em 1988, ele foi restaurado para se tornar o Centro de Visitantes do Jardim. No local, foi instalada uma placa com informações sobre como seguir o percurso e QR Code para que os visitantes conheçam melhor os patrimônios selecionados. A visita termina no Solar da Imperatriz, construído entre os séculos 17 e 18 como sede da Fazenda dos Macacos e que hoje é o lar da Escola Nacional de Botânica Tropical. A arquiteta e doutora em Patrimônio Lea Therezinha Carvalho, responsável pela formatação do percurso, conta que ele pretende dar um panorama sobre essas diversas fases do Jardim Botânico.
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro abre todos os dias, das 8 da manhã às 5 da tarde, à exceção das segundas-feiras, quando só funciona a partir de meio-dia. Os ingressos variam de 15 reais, para os moradores da Região Metropolitana do Rio, até 60 reais para turistas estrangeiros. Por causa da pandemia de covid-19 é necessário reservar os ingressos, com horário de entrada, no site agendamentovisita.jbrj.gov.br