Políticos repercutem a morte de Marco Maciel, aos 80 anos

Político morreu neste sábado, em Brasília

Publicado em 12/06/2021 - 15:20 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Morreu neste sábado (12), o ex-vice-presidente da República Marco Maciel, aos 80 anos, em Brasília.

O político, nascido em Pernambuco, esteve no cargo entre 1995 e 2002, eleito junto com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele era filiado ao PFL, hoje DEM.

Marco Maciel convivia com Alzheimer desde 2014 e foi diagnosticado com covid-19 em março deste ano. Ele estava internado com uma infecção bacteriana.

Pelo Arena, Aliança Renovadora Nacional,  Maciel foi eleito deputado estadual em 1966, deputado federal por dois mandatos, entre 1971 e 1978, e presidente da Câmara dos Deputados.

Também foi governador de Pernambuco, eleito indiretamente neste período. Marco Maciel foi ainda ministro da Educação e do gabinete civil do governo Sarney e senador por três mandatos por Pernambuco. Em 2003, Maciel foi eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras.

Fernando Henrique Cardoso disse nas redes sociais que o político vai deixar saudade e que exercia com competência e discrição suas funções.

O ministro da Secretaria Geral, Onyx Lorenzoni, do DEM, disse, nas redes sociais, que Marco Maciel foi um exemplo e que era dotado de uma inteligência e cultura excepcionais. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do DEM, afirmou em nota, que Maciel era uma unanimidade política e um estadista.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, do PSB, decretou luto oficial de sete dias, e disse que ex-vice-presidente esteve sempre aberto ao diálogo e ao entendimento.

O ex-vice-presidente deixa esposa, três filhos e quatro netos. O sepultamento será às 17h30 deste sábado (13) no cemitério Campo da Esperança em Brasília.

Edição: Bianca Paiva/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Conta de energia elétrica continua na bandeira vermelha em agosto

Segundo a Aneel, a bandeira vermelha se justifica pelo baixo nível dos principais reservatórios do SIN, o Sistema Interligado Nacional.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ tem redução de mortes por covid entre junho e julho

Estudo comparou os dados epidemiológicos de duas semanas: de 11 a 17 de julho e de 27 de junho a 3 de julho.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

40 mil denúncias de violência doméstica são feitas até junho no Brasil

São casos de desrespeito contra a liberdade, a segurança, o patrimônio e a integridade das mulheres. 

Baixar arquivo
Saúde

SC: Saúde vai liberar R$ 5 milhões a atendimento de alta complexidade

O Ministério da Saúde vai liberar mais de R$ 5 milhões para ampliar o atendimento de alta complexidade à saúde em hospitais de Santa Catarina. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante visita à cidade de Blumenau, em Santa Catarina.

Baixar arquivo
Geral

Campanha lançada no RJ visa proteger crianças e adolescentes do tabaco

A prefeitura do Rio de Janeiro lançou a campanha Diga não às iscas, com o objetivo de proteger crianças e adolescentes do contato com produtos derivados do tabaco, que podem levar à dependência.

Baixar arquivo
Esportes

Boxe brasileiro avança e já garante bronze para o Brasil

Um pugilista e uma pugilista já estão no caminho das medalhas em Tóquio. 

Baixar arquivo