logo Radioagência Nacional
Geral

Roubo de cabos e grampos paralisa ramais de trens no Rio

Ramal de Belford Roxo ficou interrompido por mais de três horas
Baixar
Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional
24/06/2021 - 17:45
Rio de Janeiro

Novas ações de vândalos interromperam nesta quinta-feira (24) a circulação de trens da SuperVia em dois trechos do sistema. O ramal de Belford Roxo ficou interrompido por mais de três horas, devido ao furto de cabos, no trecho que passa por Del Castilho, na zona norte carioca.

Outro trecho, o ramal Saracuruna, também foi alvo de ataque, com furto de grampos da linha férrea. Os grampos são uma peça de ferro que fixa os trilhos e mantêm a estabilidade das composições.

Durante toda a manhã, mais de dez estações ficaram paralisadas no ramal Belford Roxo. Segundo publicação em rede social, a SuperVia informou que o tráfico só voltou ao normal por volta do meio-dia.

Como tantos passageiros, a técnica de enfermagem Vanessa França enfrentou mais uma manhã complicada para chegar ao trabalho e reclamou que o serviço de trem piorou muito este ano.

Segundo nota da SuperVia, apenas nos cinco primeiros meses de 2021 foram registrados 125 casos de furtos de cabos de sinalização e de rede aérea, o que representa mais que o triplo na comparação com o mesmo período do ano passado. A concessionária informou que, ao todo, foram furtados mais de 12 mil metros de cabos, com prejuízo de quase R$ 900 mil reais.

Sobre a ação desses criminosos, a Polícia Militar informou em nota que atua em toda malha ferroviária fluminense, que tem mais de 270 quilômetros, patrulhando o perímetro externo e o entorno das estações.

A corporação esclareceu ainda que prende inúmeros suspeitos de furtos e roubos, seja contra o patrimônio público ou privado. No entanto, a maioria absoluta é posta em liberdade após as audiências de custódia, o que favorece a reincidência dos crimes.

x