Roubo de cabos e grampos paralisa ramais de trens no Rio

Ramal de Belford Roxo ficou interrompido por mais de três horas

Publicado em 24/06/2021 - 17:45 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Novas ações de vândalos interromperam nesta quinta-feira (24) a circulação de trens da SuperVia em dois trechos do sistema. O ramal de Belford Roxo ficou interrompido por mais de três horas, devido ao furto de cabos, no trecho que passa por Del Castilho, na zona norte carioca.

Outro trecho, o ramal Saracuruna, também foi alvo de ataque, com furto de grampos da linha férrea. Os grampos são uma peça de ferro que fixa os trilhos e mantêm a estabilidade das composições.

Durante toda a manhã, mais de dez estações ficaram paralisadas no ramal Belford Roxo. Segundo publicação em rede social, a SuperVia informou que o tráfico só voltou ao normal por volta do meio-dia.

Como tantos passageiros, a técnica de enfermagem Vanessa França enfrentou mais uma manhã complicada para chegar ao trabalho e reclamou que o serviço de trem piorou muito este ano.

Segundo nota da SuperVia, apenas nos cinco primeiros meses de 2021 foram registrados 125 casos de furtos de cabos de sinalização e de rede aérea, o que representa mais que o triplo na comparação com o mesmo período do ano passado. A concessionária informou que, ao todo, foram furtados mais de 12 mil metros de cabos, com prejuízo de quase R$ 900 mil reais.

Sobre a ação desses criminosos, a Polícia Militar informou em nota que atua em toda malha ferroviária fluminense, que tem mais de 270 quilômetros, patrulhando o perímetro externo e o entorno das estações.

A corporação esclareceu ainda que prende inúmeros suspeitos de furtos e roubos, seja contra o patrimônio público ou privado. No entanto, a maioria absoluta é posta em liberdade após as audiências de custódia, o que favorece a reincidência dos crimes.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

IBGE: inflação da indústria tem alta de 1,31% em junho

Com o resultado, o acumulado no ano atingiu 19,11%, maior patamar para o período de toda a série histórica, iniciada em 2014. A alta acumulada em 12 meses também foi recorde: 36,81%.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: grávidas e puérperas em Pernambuco receberão 2ª dose da Pfizer

A recomendação partiu do Ministério da Saúde e foi confirmada pelo Comitê Técnico para Vacinação do estado.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer deve entregar 2 milhões de vacinas nesta semana

Ontem mais 1 milhão de doses chegaram no aeroporto de Campinas, em São Paulo. Com esse lote, a farmacêutica já entregou ao Plano Nacional de Vacinação (PNI) mais de 24 milhões das 200 milhões de doses.

Baixar arquivo
Geral

Massa de ar frio pode provocar até registro de neve no país

Apenas a região Nordeste não está na rota da massa de ar frio. Frente fria vai despencar as temperaturas em grande parte do país, provocando chuvas, geadas, temperaturas negativas e até um possível registro de neve.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Projeto Baleia Jubarte protege animais e promove turismo na Bahia

De julho a novembro, as baleias jubarte podem ser vistas no litoral da Bahia. Chegam para a reprodução.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Prefeitura do Rio retoma vacinação da primeira dose

Aplicação da vacina estava suspensa desde a última sexta-feira por falta de estoques.

Baixar arquivo