Saiba o que é preciso para que seu pet seja um doador de sangue

Publicado em 10/06/2021 - 16:52 Por Com supervisão de Roberto Piza, Luísa Câmara estagiária da Rádio Nacional - Brasília

Você sabia que pets podem doar sangue para outros animais e ajuda-los em caso de acidentes ou doenças que os deixem em situação crítica? Pois é....Isso já é possível, o processo de doação para os pets dura cerca de 15 minutos e não tem contraindicação.

Na doação o sangue é coletado diretamente na bolsa apropriada, sob constante agitação para homogeneizar e evitar a formação de coágulos como explica a veterinária Lindiene Samayana, do Hospital Veterinário Brasília. O procedimento é indolor, e com apenas 450 ml de sangue é possível salvar muitos cães e gatos, vítimas de acidentes e doenças crônicas e agudas.

Muitos donos de pet não sabem como isso funciona e podem ficar até com medo, mas os que não podem doar são bichinhos com histórico de doenças infecciosas ou que tenham recebido transfusão.

Para doar sangue os cachorros devem ter idade entre 1 e 8 anos e peso mínimo de 27 kg. Devem estar com a vacinação e vermifugação atualizadas, controle de carrapatos e pulgas em dia e, preferencialmente, devem ter comportamento tranquilo. No caso das fêmeas, é proibido a doar sangue se estiverem prenhas ou no cio. Já os gatos devem ter entre 1 e 7 anos e peso mínimo de 4 kg,

Todos os animais passam por criteriosos exames clínicos e laboratoriais,  antes da coleta das bolsas de sangue. Então é importante que os donos dos bichinhos se movimentem caso o pet esteja saudável. Os interessados em transformar seus bichinhos de estimação em doadores de sangue podem procurar um veterinário de confiança para que ele indique de clínicas seguras.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Vacina covid: Butantan e Fiocruz entregam mais de 7 milhões de doses

Nesta sexta-feira, O Instituto Butantan entregou ao Ministério da Saúde mais 2,2 milhões de doses da Coronavac para reforçar a campanha de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

80% dos brasileiros concordam em seguir a ciência para conter a covid

Uma pesquisa realizada com mais de 1600 brasileiros apontou que a maioria, quase 80%, concorda com as recomendações dos cientistas e profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia da covid-19.

Baixar arquivo
Justiça

STJ aprova que preso em local degradante terá redução de pena

Uma decisão inédita do Superior Tribunal de Justiça considerou que seja contado em dobro todo o período que uma pessoa esteve presa em local degradante. A decisão é um importante precedente e pode ser aplicada para outras situações semelhantes.

Baixar arquivo
Política

CPI da Pandemia lista 14 pessoas que passam a ser investigadas

Relator da CPI da Pandemia do Senado, Renan Calheiros, divulgou uma lista com 14 pessoas que, inicialmente eram testemunhas, e agora passam a ser investigadas. Entre elas, estão o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Baixar arquivo
Segurança

Quatro pessoas foram mortas em operação contra facção criminosa

Quatro pessoas foram mortas nesta sexta-feira, incluindo um adolescente de 16 anos, em uma operação contra uma facção criminosa coordenada pela polícia civil do Rio de Janeiro em conjunto com as polícias civis do Pará e do Amazonas e ainda com apoio da Polícia Militar do Rio.  

Baixar arquivo
Esportes

Série D tem clássico potiguar e duelo paulista na tela da TV Brasil

O fim de semana de Série D na TV Brasil começa às 15h (horário de Brasília) deste sábado (19), com o duelo paulista entre Portuguesa e Santo André. No domingo, às 16h, tem Clássico Rei potiguar pelo Grupo 3: América de Natal e ABC, no estádio das Dunas.

Baixar arquivo