Saiba o que é preciso para se tornar um doador de sangue

Hoje é Dia Mundial do Doador de Sangue

Publicado em 14/06/2021 - 08:28 Por Luísa Câmara* - estagiária da Rádio Nacional - Brasília

A servidora pública Angélica Jardim doa sangue regularmente desde os 18 anos. A vontade de ser doadora nasceu em uma aula de ciências, no ensino médio, 17 anos atrás, quando o professor falou da importância desse ato. Ela não esconde a satisfação de dar um pouco de si para quem precisa.

Anne Ferreira, chefe da Seção do Ciclo do Doador da Fundação Hemocentro de Brasília, diz que o procedimento não apresenta qualquer risco para o doador.

O sangue é vital para o tratamento de feridos e pessoas que passam por cirurgias. Também tem um papel essencial nos cuidados com bebês prematuros.

E foi esse sangue, doado, que salvou a vida do professor da Universidade de Brasília, Wender Silva. Em 2019, Wender precisou de transfusão de sangue quando enfrentou uma dengue hemorrágica. Depois de passar pela experiência, resolveu ser doador também.

Nesta segunda-feira, 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Para quem deseja doar, é preciso atender a alguns critérios: ter entre 16 e 69 anos de idade, estar saudável e pesar mais de 50kg.

Além disso, é necessário apresentar documento oficial com foto. O voluntário que tiver menos de 18 anos, deve apresentar autorização dos pais ou responsáveis.

*com supervisão de Bianca Paiva

Edição: Bianca Paiva/Adrielen Alves

Últimas notícias
Justiça

TST homenageia a UFRN e entrega comenda para pessoas e instituições

O TST - Tribunal Superior do Trabalho realizou nesta quinta-feira a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho de 2022, honraria concedida para instituições e personalidades que tiveram destaques em suas profissões ou por serviços prestados à Justiça do Trabalho. 

Baixar arquivo
Economia

Pix: presidente do BC diz que não é verdade que bancos perdem dinheiro

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira que não é verdade que os bancos estão perdendo dinheiro com o Pix.

Baixar arquivo
Política

Conselho de Ética da Câmara do Rio aprova cassação de Gabriel Monteiro

O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou por unanimidade o relatório que pede a cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro, por quebra de decoro parlamentar.

Baixar arquivo
Economia

Produtos de origem indígena estão disponíveis para compra na internet

Produtos de origem indígena com a certificação da Funai estão disponíveis para compra na internet, por meio da plataforma Maeí. O espaço virtual foi desenvolvido pelo Instituto Moara — que também vai ser responsável por manter o comércio eletrônico.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Em São Paulo seminário discute a implantação da nova tecnologia 5G

A internet 5G já está ativa em Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo. Na semana que vem, a nova faixa vai ser ativada em mais três cidades: Curitiba, Salvador e Goiânia.

Baixar arquivo
Geral

Frio e ventania deixam a cidade de São Paulo em estado de alerta

O tempo permaneceu instável na capital paulista. Foi um dia muito nublado, em que uma chuva fina e fria se alternou por breves aberturas de sol e o resultado foi um dia frio.

Baixar arquivo