Justiça determina retorno de Roger Abdelmassih ao presídio

Publicado em 30/07/2021 - 13:45 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O ex-médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos pelos crimes de estupro e atentado ao pudor contra 56 mulheres, vai voltar a cumprir pena em regime fechado. Ele estava em prisão domiciliar desde maio deste ano sob alegação de que seu estado de saúde exigia cuidados extras que não poderiam ser providos pelo sistema penitenciário.

No entanto, sentença da 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, nessa quinta feira, atendeu o pedido do Ministério Público de São Paulo que alegou que, apesar da cardiopatia, Abdelmassih corria os mesmos riscos de vida seja em prisão domiciliar ou na penitenciária. E que na penitenciária, ele não era submetido a esforço físico e a unidade prisional cumpria todos os requisitos de manejo dele para um hospital caso houvesse alguma emergência.

A prisão de Roger Abdelmassih tem muitas idas e vindas, ele foi condenado em 2010 a 278 anos de prisão por crimes cometidos contra pacientes entre os anos de 1995 e 2008. Ele conseguiu um habeas corpus no mesmo ano da condenação, mas o benefício foi cassado em 2011, após isso,  ficou foragido por 3 anos. E em 2014 foi preso no Paraguai. O médico vinha cumprindo pena na penitenciária de Tremembé.

Em 2017, o Supremo Tribunal Federal concedeu prisão domiciliar, mas o benefício foi suspenso em 2019 por suspeitas de que ele estaria fraudando laudos médicos. Neste ano, em maio, ele conseguiu o benefício da prisão domiciliar, que foi cassado com esta última decisão da Câmara Criminal. 

A defesa de Roger Abdelmassih não respondeu a nossos questionamentos até o fechamento desta matéria.

*Com produção de Michele Moreira

 

Edição: Nádia Faggiani/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Justiça

São Paulo se compromete com STF a usar câmeras corporais em operações

Defensoria Pública paulista alega aumento da letalidade nas operações de policiais em São Paulo. 

Baixar arquivo
Economia

Em março, o consumo cresceu 8% em relação a fevereiro, diz Abras

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) esse foi o melhor resultado para o mês desde 2021.

Baixar arquivo
Geral

Ministério das Mulheres divulga Relatório Anual Socioeconômico

De acordo com o levantamento, as mulheres são maioria no Brasil, ainda assim, em algumas áreas, como postos de trabalho, cargos de liderança, no esporte e na política, elas ainda estão em minoria.

Baixar arquivo
Economia

Reforma Tributária prevê cashback e alíquota zero para alimentos

Esse é o primeiro projeto com regulamentação do texto, aprovado há quatro meses. Entre os pontos, estão alíquota zero para determinados produtos da cesta básica, cashback para serviços básicos, desconto nas alíquotas para escolas, serviços de saúde particulares e profissionais liberais e o Imposto Seletivo.

Baixar arquivo
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo