Maioria dos ataques de hackers ocorre pelo comportamento de usuários

Especialista comenta sobre crimes cibernéticos

Publicado em 26/07/2021 - 08:23 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A adoção do trabalho remoto, em muitas empresas, como medida para evitar o contágio do novo coronavírus, acendeu o alerta sobre os sistemas de segurança a partir da conexão de redes Wi-Fi domésticas.

Muitos empregados utilizam seus próprios computadores e celulares, com dispositivos que usam senhas padrão. Sem contar que a rede ainda é compartilhada entre membros da família.

Para conhecer mais sobre crimes cibernéticos que podem ocorrer, caso proteções básicas não sejam adotadas pelas companhias e usuários, ouvimos um especialista em tecnologia.

André Miceli, coordenador do curso de Marketing e Negócios Digitais da Fundação Getulio Vargas, explica que a maioria dos ataques de hackers se dá pelo comportamento dos usuários, que abrem as portas para a invasão acessando links maliciosos de remetentes desconhecidos.

Um dos crimes cibernéticos mais comuns atualmente é a ‘ciberextorção’, um ataque ligado principalmente ao sequestro de dados de uma máquina, que se tornam incompreensíveis. Nesse caso, os criminosos costumam pedir o pagamento de um valor em criptomoeda para que a empresa consiga recuperar as informações.

Para evitar esse tipo de problema, André Miceli explica que os usuários devem manter uma estrutura de segurança parecida com as do escritório, com atenção especial às senhas. 

Vale destacar que toda essa atenção com a segurança dos computadores deve ser mantida para garantir o bom funcionamento do trabalho remoto, que segue em tendência de crescimento por causa da pandemia.

* Com produção de Michelle Moreira.

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo