Maioria dos ataques de hackers ocorre pelo comportamento de usuários

Especialista comenta sobre crimes cibernéticos

Publicado em 26/07/2021 - 08:23 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A adoção do trabalho remoto, em muitas empresas, como medida para evitar o contágio do novo coronavírus, acendeu o alerta sobre os sistemas de segurança a partir da conexão de redes Wi-Fi domésticas.

Muitos empregados utilizam seus próprios computadores e celulares, com dispositivos que usam senhas padrão. Sem contar que a rede ainda é compartilhada entre membros da família.

Para conhecer mais sobre crimes cibernéticos que podem ocorrer, caso proteções básicas não sejam adotadas pelas companhias e usuários, ouvimos um especialista em tecnologia.

André Miceli, coordenador do curso de Marketing e Negócios Digitais da Fundação Getulio Vargas, explica que a maioria dos ataques de hackers se dá pelo comportamento dos usuários, que abrem as portas para a invasão acessando links maliciosos de remetentes desconhecidos.

Um dos crimes cibernéticos mais comuns atualmente é a ‘ciberextorção’, um ataque ligado principalmente ao sequestro de dados de uma máquina, que se tornam incompreensíveis. Nesse caso, os criminosos costumam pedir o pagamento de um valor em criptomoeda para que a empresa consiga recuperar as informações.

Para evitar esse tipo de problema, André Miceli explica que os usuários devem manter uma estrutura de segurança parecida com as do escritório, com atenção especial às senhas. 

Vale destacar que toda essa atenção com a segurança dos computadores deve ser mantida para garantir o bom funcionamento do trabalho remoto, que segue em tendência de crescimento por causa da pandemia.

* Com produção de Michelle Moreira.

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

Fundo eleitoral para eleições municipais será de R$ 4,9 bilhões

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os valores que cada partido vai receber de Fundo Eleitoral. Serão R$ 4,9 bilhões divididos entre 29 partidos.

Baixar arquivo
Geral

Rio Grande do Sul tem nova alerta para chuvas intensas e inundações

A Defesa Civil orienta que a população não retorne para áreas alagadas ou com risco de deslizamento de terra.

Baixar arquivo
Educação

Camilo Santana se posiciona contra teto de gastos para educação

Ao participar de um encontro da Unesco, em Paris, Camilo Santana defendeu a necessidade de ampliar os investimentos na educação básica buscando resultado e metas para estados e municípios

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Viva Maria comenta parecer da OAB sobre PL 1904/2024

O Viva Maria desta terça-feira trata do Projeto de Lei 1904/2024, que prevê a equiparação do aborto após 22 semanas de gravidez ao crime de homicídio

Baixar arquivo
Cultura

Bagaceira, novo álbum de Dona Onete, celebra o interior paraense

Dona Onete chega aos 85 anos a todo vapor. A rainha do Carimbó Chamegado tem mais de 300 canções próprias e segue criando e compondo sobre a riqueza da cultura do Pará.

Baixar arquivo
Esportes

Palmeiras goleia Atlético Mineiro fora de casa pelo Brasileirão

O Palmeiras, dentro da Arena MRV, goleou o Atlético Mineiro por 4 a 0. 

Baixar arquivo