logo Radioagência Nacional
Geral

Maioria dos ataques de hackers ocorre pelo comportamento de usuários

Especialista comenta sobre crimes cibernéticos
Baixar
Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional
26/07/2021 - 08:23
Brasília
Internet
© Marcello Casal JrAgência Brasil

A adoção do trabalho remoto, em muitas empresas, como medida para evitar o contágio do novo coronavírus, acendeu o alerta sobre os sistemas de segurança a partir da conexão de redes Wi-Fi domésticas.

Muitos empregados utilizam seus próprios computadores e celulares, com dispositivos que usam senhas padrão. Sem contar que a rede ainda é compartilhada entre membros da família.

Para conhecer mais sobre crimes cibernéticos que podem ocorrer, caso proteções básicas não sejam adotadas pelas companhias e usuários, ouvimos um especialista em tecnologia.

André Miceli, coordenador do curso de Marketing e Negócios Digitais da Fundação Getulio Vargas, explica que a maioria dos ataques de hackers se dá pelo comportamento dos usuários, que abrem as portas para a invasão acessando links maliciosos de remetentes desconhecidos.

Um dos crimes cibernéticos mais comuns atualmente é a ‘ciberextorção’, um ataque ligado principalmente ao sequestro de dados de uma máquina, que se tornam incompreensíveis. Nesse caso, os criminosos costumam pedir o pagamento de um valor em criptomoeda para que a empresa consiga recuperar as informações.

Para evitar esse tipo de problema, André Miceli explica que os usuários devem manter uma estrutura de segurança parecida com as do escritório, com atenção especial às senhas. 

Vale destacar que toda essa atenção com a segurança dos computadores deve ser mantida para garantir o bom funcionamento do trabalho remoto, que segue em tendência de crescimento por causa da pandemia.

* Com produção de Michelle Moreira.

x