Projeto apoia gestantes em situação de vulnerabilidade

"Mães Unidas" é iniciativa do governo federal e tem 1º turma em GO

Publicado em 07/07/2021 - 20:12 Por Eliane Gonçalves, da Rádio Nacional - São Paulo

Goiás tem a primeira turma de mulheres formadas pelo projeto Mães Unidas, uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A ideia é que mulheres que já são mães acompanhem gestantes em situação de vulnerabilidade.

64 voluntárias fizeram um curso de 25 horas que tratou de temas como saúde da mulher e da criança, direitos humanos e cidadania e fortalecimento de vínculos. A capacitação foi oferecida pelo Instituto Federal de Goiás. Agora, elas vão orientar as gestantes a conseguirem acesso aos serviços de saúde, assistência social e justiça.

A pastora evangélica Bárbara Almeida Melo é uma das voluntárias. Ela diz que agora vai ajudar mulheres com gravidez de risco e aquelas que não queriam engravidar a terem seus filhos.

Cada voluntária vai atender, em média, 4 gestantes nas cidades de Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia

A secretária nacional de políticas para as mulheres, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, participou da formatura e explicou que o Mães Unidas, lançado no ano passado, é o primeiro projeto da coordenação de Atenção Integral à Gestante e à maternidade.

O primeiro programa de assistência à saúde da mulher no Brasil é de 1983 e no ano 2000, o Ministério da Saúde criou o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento normatizando o atendimento às gestantes no Brasil.

 

Edição: Bianca Paiva e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Esportes

Times brasileiros tem vitórias na Libertadores

Vamos começar falando de Taça Libertadores da América. Jogando no estádio Nilton Santos, o Botafogo venceu a LDU, do Equador, por dois a um.

O São Paulo foi até o deserto do Chile e, de virada, bateu o Cobresal por três a um.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz realiza simpósio internacional e discute produção de vacinas

Outro tema debatido no Simpósio Internacional de Imunobiológicos é o uso de inteligência artificial a favor do diagnóstico de doenças. 

Baixar arquivo
Geral

Saiba como está o fornecimento de energia e gás de cozinha no RS

Ministério de Minas e Energia disse que quatro municípios já tiveram o fornecimento de energia restabelecido. 

Baixar arquivo
Geral

Cinco barragens têm risco de rompimento no Rio Grande do Sul

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do estado, uma delas é a Usina Hidrelétrica 14 de Julho, que fica em Cotiporã e Bento Gonçalves. 

Baixar arquivo
Geral

Ceasa do Rio Grande do Sul retoma as atividades

A Central de Abastecimento tinha sido afetada pela enchente e agora retomou suas atividades no Centro de Distribuição das Farmácias São João, em Gravataí, onde vai operar temporariamente.

Baixar arquivo
Geral

Saque Calamidade: afetados por chuvas no RS poderão sacar FGTS

O Saque Calamidade vai ficar disponível nos municípios que tiveram a situação de emergência ou o estado de calamidade pública reconhecido pelo do governo federal.

Baixar arquivo