Projeto Reviver Centro pretende revitalizar região central no Rio

Ideia é transformar imóveis ociosos em unidades residenciais

Publicado em 14/07/2021 - 13:49 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O prefeito Eduardo Paes sancionou, nesta quarta-feira (14), o projeto Reviver Centro. Anunciado no início do ano e aprovado em junho pela Câmara dos Vereadores, com 36 votos a favor e dez contra, o projeto prevê revitalizar e incentivar a ocupação da região central do Rio, esvaziada ainda mais durante a pandemia. A ideia é transformar imóveis ociosos em unidades residenciais, como explica o secretário municipal de Planejamento Urbano, Washington Fajardo.

Além de promover a recuperação urbanística, social e econômica do Centro, incluindo a região boêmia da Lapa, o projeto contará com programa de aluguel social, qualificação e manutenção dos bens históricos de uma região de mais de cinco mil quilômetros quadrados.

O projeto prevê ainda uma série de incentivos fiscais, como a chamada Operação Interligada, com objetivo de atrair investidores. Isto é, quem realizar ofertas para erguer ou reconverter imóveis no Centro poderá, mediante pagamento de contrapartida ao município, fazer construções com mais pavimentos em outros bairros nobres da cidade, entre eles o Leme, Copacabana e Ipanema, na zona sul.

Durante a assinatura do projeto Reviver Centro, o prefeito Eduardo Paes falou sobre a participação do setor privado no processo de revitalização do Centro do Rio.

Cálculos da prefeitura apontam que, em dez anos, o programa poderá elevar em cerca de 20% a população na área, hoje de cerca de 42 mil habitantes.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Cryptolavagem: Gaeco apreende R$ 48 mil em casa de vereador do Rio

Na ponta das investigações pelo crime de lavagem de dinheiro também estão Glaidson Acácio dos Santos,  conhecido como Faraó do Bitcoin, e Carlos Alexandre da Silva

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz avalia que vitamina B12 pode atenuar inflamação da covid

No entanto, ainda são necessários estudos clínicos antes que a B12 possa ser usada com segurança no tratamento dos pacientes infectados pelo coronavírus e também que a vitamina não terá efeitos na prevenção da doença

Baixar arquivo
Geral

Conselho de Administração da Petrobras tem novo presidente

Gileno Gurjão Barreto,  presidente do Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados, assume o cargo

Baixar arquivo
Internacional

Itamaraty apresenta candidato brasileiro ao Tribunal de Haia

O Itamaraty apresentou a embaixadores o professor de direito internacional de UFMG Leonardo Caldeira Brant, que foi escolhido para a vaga na corte das Nações Unidas.

Baixar arquivo
Justiça

Tribunal Regional Federal da 6ª Região é instalado em Belo Horizonte

A nova corte ficará responsável por julgar os processos em segunda instância que tenham origem em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Política

TSE suspende repasse de recursos para campanha de Roberto Jefferson

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o candidato está inelegível até 24 de dezembro de 2023, porque foi condenado no processo do mensalão. Ele se candidatou à Presidência da República pelo PTB.

Baixar arquivo