Suspeitos de tráfico de animal silvestre são presos na Via Dutra

Dois veículos foram apreendidos e quatro pessoas foram detidas

Publicado em 17/07/2021 - 15:47 Por Beatriz Albuquerque - Brasília

No Rio de Janeiro, foi preso um grupo que transportava mais de cem animais silvestres para venda ilegal. Dois veículos foram apreendidos e quatro pessoas foram detidas pela Polícia Rodoviária Federal e pela Polícia Civil, por meio de agentes da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente. Os suspeitos foram abordados na Via Dutra, em direção ao Rio de Janeiro.

Nos carros, havia 4 macacos, 25 canários, 25 coleiros, duas corujas, 25 tartarugas, três periquitos, três papagaios e mais 25 aves de espécie ainda não identificada. Alguns desses animais serão soltos em seu habitat natural, e outros serão levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, em Seropédica, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

A pena para quem matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar sem permissão animais silvestres é de detenção de seis meses a um ano, além de multa. O tráfico de animais silvestres é a terceira maior atividade ilegal no mundo, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas.

De acordo com a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), 38 milhões de animais silvestres são retirados da natureza todos os anos no Brasil, o que movimenta, anualmente, US$2 bilhões no comércio ilegal.

Edição: Nádia Faggiani/Fabíola Sinimbú

Últimas notícias
Geral

PRF inicia operação de segurança nas rodovias

Serão intensificadas ações de policiamento, fiscalização e educação para o trânsito, visando diminuir a violência nas estradas federais do país. 

Baixar arquivo
Geral

Estado de São Paulo promove Dia D Contra a Dengue nesta sexta (1)

As ações estão sendo realizadas em escolas e casas. O slogan da campanha desse dia D é: “A água mais mortal pode estar no seu quintal”

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro registra primeiro caso de febre oropouche

O paciente tem histórico de viagem para o Amazonas, que vive um expressivo aumento do número de casos desde o início do ano. 

Baixar arquivo
Geral

Março tem previsão de chuvas abaixo da média na maior parte do país

Das cinco regiões, somente a Sudeste deve ter chuvas acima da média, segundo o Inmet. Já as temperaturas devem ficar altas em praticamente todo o país, com valores acima de 25ºC

Baixar arquivo
Saúde

Brasil ultrapassa a marca de um milhão de casos de dengue

Número recorde de casos foi registrado apenas nos dois primeiros meses do ano. A estimativa para 2024 é de quatro milhões de casos. Amanhã acontece o Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue em todo o país

Baixar arquivo
Geral

Fugitivos de Mossoró são vistos em zona rural de Baraúna no RN

Moradores relataram ter visto, nessa quinta-feira (29), dois suspeitos de serem os fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. 

Baixar arquivo