Usuários dos bancos reclamam de demora, aglomeração e desorganização

Publicado em 27/07/2021 - 18:16 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

São muitas as queixas de quem precisa ir ao banco no meio da pandemia. Demora no atendimento, aglomeração e desorganização. Bastou uma rápida visita a algumas agências para registrar a insatisfação das pessoas.

Justamente por conta da pandemia de covid, a quantidade de funcionários trabalhando de maneira presencial nos bancos está menor, o que tem impacto direto no atendimento.

A Febraban- Federação Brasileira de Bancos - recomenda que as pessoas façam serviços bancários pelos canais digitais disponibilizados pelos bancos: aplicativo de celular e internet, pelo atendimento telefônico e nos caixas eletrônicos, além dos correspondentes, que são as casas lotéricas, agências dos Correios e redes de supermercados.

De acordo com dados da Febraban, atualmente, 67% das transações financeiras são feitas on-line. A Federação explica que a utilização desses canais garante que aqueles que precisam de serviços presenciais tenham acesso de maneira mais segura, sem aglomerações nas agências. Cada banco tem adotado estratégias próprias para organizar as filas dentro e fora de suas unidades.

Operações como saques, transferências, depósitos, pagamentos de contas, emissão de cheques, bloqueio e desbloqueio de cartão, solicitações de empréstimos e até resgates de investimento. Tudo isso pode ser feito sem precisar ir a uma agência.

O Bradesco, por exemplo, afirma em nota que está sugerindo a seus clientes que utilizem a internet para as operações bancárias mais simples. O banco destacou que, nas agências, os funcionários estão orientados a organizar o atendimento garantindo o distanciamento, a higienização correta e evitando aglomerações.

Então, a orientação é mesmo evitar ir aos bancos e tentar resolver tudo pela Internet. Mas, se for preciso ir até uma agência, é importante tomar os cuidados que a gente já sabe: máscara, álcool 70% nas mãos e distanciamento social.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo