logo Radioagência Nacional
Geral

De olho no céu: conjunção tripla será visível neste fim de semana

Baixar
Sayonara Moreno - Rádio Nacional
21/08/2021 - 20:01
Brasília
A lua cheia brilha atrás da estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro
© Reuters/Ricardo Moraes/Direitos Reservados

Com alguns planetas orbitando em volta do Sol, em tempos e velocidades diferentes, um fenômeno nada frequente vai ser visível a olho nu, neste fim de semana. Uma conjunção tripla!

Vai ser possível olhar para o céu no início da noite e ver, a olho nu, dois planetas bem pertinho da lua.

Logo no começo da noite deste sábado, vai ser possível ver a lua, quase cheia, e um pouco acima o planeta Saturno e seus belos anéis. Mais abaixo da lua, vai estar Júpiter.

A posição vai mudar, no domingo: a lua fica mais abaixo dos dois, mas continuam, os três, bem pertinho. O professor de Física e Astronomia da Universidade de Brasília, Paulo Eduardo, explica como ocorre o fenômeno da tripla conjunção.

O professor Paulo Eduardo ainda explica porque o planeta Marte, que fica mais perto da Terra do que Júpiter e Saturno, não vai ser visto na conjunção deste fim de semana.

Para quem tem vontade de ver e capturar imagens do fenômeno da conjunção tripla, a orientação é buscar locais com pouca ou nenhuma iluminação artificial. Por isso dê preferência a locais afastados da cidade, como zonas rurais.

Segundo o astrônomo, no sistema solar, cinco planetas são vistos a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Em relação ao satélite natural do Planeta Terra, a Lua, ela fica totalmente cheia neste domingo. Vai ser a terceira lua cheia do inverno e a primeira do mês de agosto. O astrônomo explica que é o comum: uma lua cheia por mês, já que ela completa a órbita em volta da Terra, em cerca de 29 dias e meio.

 

 

 

 

x