Marinha realiza blitz para prevenção ao escalpelamento no Amapá

Publicado em 27/08/2021 - 19:11 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília

Como parte das ações do Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, celebrado neste sábado, 28 de agosto, a Marinha do Brasil realizou, nesta sexta-feira, uma blitz no município de Santana, no Amapá, para orientar condutores de embarcações sobre a necessidade de proteção dos motores para evitar acidentes.  

O escalpelamento é o arrancamento brusco e acidental do escalpo, mais conhecido como couro cabeludo. Esse grave acidente ocorre geralmente em embarcações de pequeno porte quando, por descuido, os cabelos compridos, especialmente de meninas e mulheres, se enrolam nos eixos ou partes móveis do motor.

Nos últimos seis anos, o Comando do Quarto Distrito Naval do Amapá registrou 34 acidentes com escalpelamento no estado.

A representante da Associação de Mulheres Ribeirinhas Vítimas de Escalpelamento da Amazônia, Franciane Campos, de 42 anos, conta que sofreu o acidente quanto tinha apenas 5 anos de idade. Na época, ela ficou hospitalizada por um ano e até hoje sofre com as sequelas.

O capitão de fragata Kaysel Costa Ribeiro diz que a Capitania dos Portos do Amapá atua na prevenção desses acidentes, com palestras de conscientização e regularização das embarcações.

Para denunciar irregularidades em embarcações, moradores do estado Amapá podem ligar para os telefones: 185 ou (96) 99112-1538.


 

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Geral

Cryptolavagem: Gaeco apreende R$ 48 mil em casa de vereador do Rio

Na ponta das investigações pelo crime de lavagem de dinheiro também estão Glaidson Acácio dos Santos,  conhecido como Faraó do Bitcoin, e Carlos Alexandre da Silva

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz avalia que vitamina B12 pode atenuar inflamação da covid

No entanto, ainda são necessários estudos clínicos antes que a B12 possa ser usada com segurança no tratamento dos pacientes infectados pelo coronavírus e também que a vitamina não terá efeitos na prevenção da doença

Baixar arquivo
Geral

Conselho de Administração da Petrobras tem novo presidente

Gileno Gurjão Barreto,  presidente do Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados, assume o cargo

Baixar arquivo
Internacional

Itamaraty apresenta candidato brasileiro ao Tribunal de Haia

O Itamaraty apresentou a embaixadores o professor de direito internacional de UFMG Leonardo Caldeira Brant, que foi escolhido para a vaga na corte das Nações Unidas.

Baixar arquivo
Justiça

Tribunal Regional Federal da 6ª Região é instalado em Belo Horizonte

A nova corte ficará responsável por julgar os processos em segunda instância que tenham origem em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Política

TSE suspende repasse de recursos para campanha de Roberto Jefferson

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o candidato está inelegível até 24 de dezembro de 2023, porque foi condenado no processo do mensalão. Ele se candidatou à Presidência da República pelo PTB.

Baixar arquivo