Marinha realiza blitz para prevenção ao escalpelamento no Amapá

Publicado em 27/08/2021 - 19:11 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília

Como parte das ações do Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, celebrado neste sábado, 28 de agosto, a Marinha do Brasil realizou, nesta sexta-feira, uma blitz no município de Santana, no Amapá, para orientar condutores de embarcações sobre a necessidade de proteção dos motores para evitar acidentes.  

O escalpelamento é o arrancamento brusco e acidental do escalpo, mais conhecido como couro cabeludo. Esse grave acidente ocorre geralmente em embarcações de pequeno porte quando, por descuido, os cabelos compridos, especialmente de meninas e mulheres, se enrolam nos eixos ou partes móveis do motor.

Nos últimos seis anos, o Comando do Quarto Distrito Naval do Amapá registrou 34 acidentes com escalpelamento no estado.

A representante da Associação de Mulheres Ribeirinhas Vítimas de Escalpelamento da Amazônia, Franciane Campos, de 42 anos, conta que sofreu o acidente quanto tinha apenas 5 anos de idade. Na época, ela ficou hospitalizada por um ano e até hoje sofre com as sequelas.

O capitão de fragata Kaysel Costa Ribeiro diz que a Capitania dos Portos do Amapá atua na prevenção desses acidentes, com palestras de conscientização e regularização das embarcações.

Para denunciar irregularidades em embarcações, moradores do estado Amapá podem ligar para os telefones: 185 ou (96) 99112-1538.


 

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Geral

Casos de feminicídio e tentativa crescem no Rio

Os registros de feminicídio e tentativa de feminicídio no estado do Rio de Janeiro aumentaram quase 48% nos dois primeiros meses do ano, segundo dados do Instituto de Segurança Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonato Brasileiro de Futebol 2024 começa neste sábado

Rádio Nacional transmite jogo do Fluminense contra o Bragantino neste sábado (13), às 21h. 

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo fará Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Estado de São Paulo quer imunizar mais de 18 milhões de pessoas contra a gripe durante a campanha de vacinação. 

Baixar arquivo
Segurança

Saidinha de presos temporários favorece facções criminosas, diz IAB

Presidente da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros diz que facções aproveitam as condições precárias do sistema penitenciário brasileiro para crescer. 

Baixar arquivo
Cultura

Exposição de Claudia Andujar revela sua jornada artística e ativista

A exposição "Claudia Andujar – Cosmovisão" lança novas luzes sobre o percurso artístico de uma das mais reconhecidas fotógrafas no Brasil.

Baixar arquivo
Política

Padilha rebate críticas e diz que não guarda rancor de Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, chamou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de desafeto e incompetente. 

Baixar arquivo