Motobombas são instaladas para garantir o abastecimento em Rio Branco

Publicado em 31/08/2021 - 13:54 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Na capital do Acre, Rio Branco, o Rio Acre apresentou uma pequena elevação no nível, nos últimos dias, mas ainda assim é insuficiente para garantir o abastecimento de água da região. Por isso, o Departamento Estadual de Água e Saneamento iniciou a instalação de um conjunto de motobomba mais potente, na Estação de Tratamento de Água 1, na capital.

Os níveis baixos do rio Acre são comuns nesta época do ano e já eram esperados, segundo o governo, mas a instalação dos equipamentos é uma forma de evitar o desabastecimento de água para a população. Com a instalação das motobombas, a vazão deve chegar ao ideal para os níveis de consumo dos moradores de Rio Branco, próxima dos 1.600 litros por segundo.

De acordo com a última leitura, o Rio Acre teve um pequeno aumento no nível: saiu de 1,33 para 1,38 metros. Apesar da boa notícia, ainda não é suficiente para garantir o consumo da cidade, por isso a instalação das motobombas nas estações de tratamento.

Outra forma de garantir a água é a conscientização da população para o consumo consciente: o governo alerta para evitar lavar calçadas, carros com mangueira, tomar banhos rápidos, monitorar sempre as instalações de casa, corrigir vazamentos e, em qualquer caso de desperdício, acionar o Departamento Estadual de Água e Saneamento, no telefone 0800 7171 7711.

 

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Geral

RJ: Justiça suspende aplicativo para entrega de alimentos “Valeu”

A ação popular foi ajuizada pelo vereador Pedro Duarte, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: Henrique Foréis Domingues, o Almirante

Cantor, compositor e radialista, Almirante é figura fundamental da história do rádio brasileiro e também do registro e história de nossa música popular. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: 29 de junho é comemorado o Dia do Papa

Vinte e nove de junho é conhecido como o Dia do Papa. Data em que a Igreja Católica celebra São Pedro, considerado pela tradição cristã como o primeiro pontífice. De lá pra cá, 266 homens assumiram a liderança dos católicos. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiras ganham ouro no Pan-Americano de Ginástica de Trampolim

A dupla Alice Gomes e Camilla Lopes subiu no lugar mais alto do pódio.

Baixar arquivo
Esportes

Filipe Toledo fica com o título da etapa de Saquarema

Foi a quarta vez que Filipinho levantou a taça numa etapa brasileira.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (29)

Manaus, capital do Amazonas, registra tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. Temperatura oscilando entre 24 e 32º C, com umidade do ar de 55 a 90%.

Baixar arquivo