A Polícia Federal desarticulou nesta quinta-feira uma organização criminosa responsável pelo tráfico internacional de armas e drogas com atuação em diversos estados brasileiros.
Foram cumpridos 23 mandados de prisão preventiva, 1 mandado de prisão temporária, 32 mandados de busca e apreensão e 29 de sequestro de bens em cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
De acordo com os investigadores, a quadrilha se utiliza de empresas de transporte rodoviário para fazer a movimentação de armas e drogas. Esses materiais ilícitos eram escondidos em fundos falsos de ônibus e vans das empresas.
As investigações da operação Expresso 80 da Polícia Federal tiveram início no ano passado, quando foi apreendida na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, mais de 1 tonelada de maconha e dois fuzis dentro de um ônibus. Após essa apreensão, as investigações procederam por mais de 15 meses, período em que a polícia apreendeu novas cargas de drogas e armas oriundas do Paraguai.
O nome da operação expresso 80 remete aos fuzis apreendidos que eram montados com 80% das peças sem registro para dificultar o rastreamento.