Apagão no RJ e MG não tem relação com a crise hídrica, diz ONS

Publicado em 20/09/2021 - 16:39 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Operador Nacional do Sistema Elétrico afirmou que o apagão que atingiu cidades do Rio de Janeiro e de Minas Gerais não tem relação com a crise hídrica. A ocorrência afetou cerca de 60 cidades de Minas Gerais e 13 municípios do Rio.

Em nota, o ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico informa que na noite do último sábado (18) houve um desligamento total da Subestação Rocha Leão, de propriedade de Furnas, devido à atuação da proteção diferencial de barras do setor.

De acordo com o sistema de supervisão do Operador, pouco mais de uma hora depois, o abastecimento estava 100% normalizado.

O texto informa ainda que o ONS avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos. A empresa ainda explicou que atuou prontamente para iniciar a recomposição do sistema e para que o completo fornecimento de energia fosse restabelecido o mais rápido possível.

Também por meio de nota, Furnas argumentou que com a falha na Subestação de Rocha Leão, localizada em Rio das Ostras, na Baixada Litorânea, as proteções atuaram corretamente para seu isolamento, o que causou o desligamento de todos os equipamentos dessa subestação.

A nota confirma que a equipe técnica prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento para a distribuidora e que a empresa está analisando as causas do ocorrido.

A Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica para cidades da Região dos Lagos, informou que uma perturbação na rede de transmissão de Furnas causou interrupção no fornecimento de energia em parte da região dos Lagos, Macaé, Cantagalo e Teresópolis.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo