Brasil confirma 2 casos atípicos de vaca louca

O país mantém sua classificação de risco insignificante

Publicado em 04/09/2021 - 14:28 Por Daniella Longuinho– Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Dois casos atípicos da doença conhecida como 'mal da vaca louca' foram confirmados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento neste sábado. As ocorrências foram reconhecidas em frigoríficos de Nova Canaã do Norte, em Mato Grosso, e em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Como consequência, o governo brasileiro decidiu suspender, temporariamente, as exportações de carne bovina para a China. A decisão se dá em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre os dois países. 

Segundo nota do Ministério, estes são o quarto e quinto casos atípicos registrados no país em mais de 23 anos de vigilância para a doença. O Brasil nunca registrou ocorrência de caso clássico de ‘vaca louca’

O Ministério da Agricultura explica que os casos atípicos ocorrem de maneira espontânea e esporádica e não estão relacionados à ingestão de alimentos contaminados. 

E esclarece que todas as ações sanitárias para diminuir os riscos foram concluídas antes mesmo da divulgação do resultado final pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal, que fica no Canadá.

Uma vez que a ocorrência de casos atípicos de 'vaca louca' não são considerados pelo organismo internacional para mudança do status de risco do país, o Brasil mantém sua classificação de risco insignificante para a doença, não justificando qualquer impacto no comércio de animais e seus produtos, segundo o Ministério da Agricultura.

 

 

Edição: Líria Jade – editora da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo