Contêineres com lixo hospitalar são encontrados no porto de Santos

Publicado em 21/09/2021 - 11:56 Por Júlia Ballarini - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Mais de 60 contêineres com lixo hospitalar foram encontrados no porto de Santos. A carga veio dos Estados Unidos e da República Dominicana e foi enviada ilegalmente para o Brasil. 

O primeiro container foi descoberto no porto de Santos porque a Receita Federal percebeu que o registro não batia com a descrição da carga. Dentro, foram encontradas luvas, máscaras e fraldas geriátricas prensadas em papelão. A partir daí, os outros contêineres com lixo hospitalar também foram encontrados.

A importação desse tipo de material é ilegal. A investigação vai continuar e envolve o Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Polícia Federal e Receita Federal. O caso está sendo investigado como tráfico ilegal de resíduos perigosos.

As empresas brasileiras envolvidas já foram identificadas e podem ser multadas em até R$ 40 milhões. O receio das autoridades é que casos como este estejam ocorrendo em outros portos do país.

Quinhentas toneladas de lixo enviados para o Brasil serão devolvidos aos países de origem. O reenvio foi estabelecido após trabalho da alfândega no porto de Santos, em conjunto com o Ibama.

No mês passado, o Ibama, em Brasília, recebeu denúncias sobre o envio de resíduos domésticos para o Brasil, por meio do porto localizado no litoral paulista. As cargas vieram dos Estados Unidos, Honduras e República Dominicana. Elas foram declaradas como "aparas de papel", utilizadas na produção de embalagens de papelão. Mas quando foram abertas pela fiscalização, foram encontradas 460 toneladas, dos mais variados tipos de resíduos, em 21 contêineres.

Após a constatação do crime, o lixo encontrado gerou multas no valor de R$ 40 milhões, além da obrigação de devolução ao país de origem.

Aas autoridades sanitárias também alertam para o medo da entrada da peste suína africana, uma doença viral que não oferece risco à saúde humana, mas às criações de animais.
 

Edição: Priscilla Mazenotti / Nathália Mendes

Últimas notícias
Economia

INSS do Rio vai abrir mais de mil vagas em mutirões de BCP

O benefício dá direito a um salário mínimo, para idosos e pessoas com deficiência, com  renda familiar de até um quarto do salário-mínimo per capita, calculada com base nas informações do Cadastro Único e dos sistemas do INSS. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Um bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias, aponta ONU

Segundo o coordenador da Ação da Cidadania, Kiko Afonso, as estimativas mostram que mais de 80% do desperdício de alimentos no Brasil vem da cadeia produtiva do alimento até o supermercado. Além disso, o que se desperdiça, daria para alimentar oito vezes a população brasileira durante um ano.

Baixar arquivo
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo