Morre cardeal dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília
A Arquidiocese de Brasília comunicou o falecimento do cardeal dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília. Ele morreu na noite desse domingo (26), aos 95 anos, por complicações da covid-19.
No dia 17 deste mês, o cardeal foi internado no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, como medida preventiva, depois de testar positivo para a covid. Na madrugada da última quinta-feira (23), dom Falcão teve uma piora em seu quadro respiratório e renal, sendo necessária uma entubação respiratória.
José Freire Falcão nasceu em 1925 na cidade de Ereré, no Ceará. Incentivado pela família, desde cedo sonhou em ser sacerdote.
Nomeado cardeal em 1988, ele ficou à frente da Arquidiocese de Brasília entre 1984 e 2004, quando se aposentou. Em 2005, ele participou do funeral de João Paulo II e do conclave que elegeu o Papa Bento XVI.
Na nota, a Arquidiocese de Brasília ressaltou as obras do religioso, entre elas, dois livros que dom Falcão escreveu: O Homem Integral e o Estado Integral.
O governador Ibaneis Rocha lamentou a morte do sacerdote. Em uma rede social, Ibaneis disse que "Brasília perde um de seus maiores guias religiosos".
Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório.