Primavera começa hoje, às 16h21, no Hemisfério Sul

Publicado em 22/09/2021 - 09:17 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

“Chegou a primavera? Que me contas! Não reparei. Pois afinal de contas nem uma flor a mais no meu jardim. Como sabes, então, que ela está aí? Foi notícia que trouxe um colibri ou saiu em manchete no jornal? Que boato mais bacana, mais genial”

Esses versos do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade receberam o nome de ‘Boato da Primavera’. Mas, cá para nós, não é boato, não! Já está na hora da transição entre o período seco e o início das primeiras chuvas. 

A primavera começa no hemisfério Sul hoje, 22 de setembro, às 16h21. É o período das famosas pancadas de chuva, como detalha a meteorologista do Inmet Morgana Almeida.

A especialista do Instituto Nacional de Meteorologia explica também sobre a expectativa de a primavera ser acompanhada do fenômeno climático La Niña, que pode afetar a regularidade das chuvas.

Segundo o Inmet, com a nova estação, há um indicativo de que, pelo menos, na faixa centro-norte do país as precipitações fiquem de normal a ligeiramente acima da média. No restante do país, principalmente, nas áreas compreendidas sob a bacia do Rio Paraná, que sofre com a crise hídrica, as chuvas tendem a ficar de normal a um pouco abaixo do que em geral chove no período.

Edição: Jacson Segundo/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo