Confirmada morte de policial militar por febre maculosa no RJ

Secretaria de Saúde aguarda resultado laboratorial de outro óbito

Publicado em 27/10/2021 - 11:45 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou a morte de um policial militar por febre maculosa e informou que aguarda o resultado laboratorial do segundo óbito, também de um PM. A informação oficial sobre a morte dos agentes com suspeita da doença  só foi divulgada nessa segunda-feira (25). Eles participavam como instrutores de um curso de operações da Polícia de Choque.

O sargento Carlos Eduardo da Silva morreu na quinta-feira da semana passada (21), e o cabo Mario César Coutinho do Amaral, no último domingo (24).

Segundo a secretaria, a doença tem registro em áreas específicas e pontuais do estado, como próximo de rios, habitat de capivaras, que é o principal reservatório da febre. A doença também tem registros no noroeste fluminense.

A febre maculosa é transmitida por carrapato, infectado por uma bactéria. O risco de transmissão acontece se o parasita infectado ficar pelo menos quatro horas fixado na pele da pessoa.

Os principais sintomas da doença são febre alta, dores de cabeça e no corpo. Também são registradas pequenas manchas avermelhadas, que surgem mais frequentemente nos braços, pernas ou barriga, podendo surgir na boca e nos olhos, além de pequenos sangramentos.

* Com informações da Agência Brasil.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Senado aprova André Mendonça para o STF

O plenário do Senado Federal aprovou, por 47 votos a 32, a indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal

O ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União vai ocupar a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho.

Baixar arquivo
Economia

Empresa Brasil de Comunicação está entre as melhores estatais do país

O governo concedeu, nesta quarta-feira, a certificação de governança para 60 empresas estatais que apresentaram avanços de gestão. 

Baixar arquivo
Educação

Gabaritos oficiais do Enem 2021 já estão disponíveis

Para conferir as questões, o candidato precisa prestar atenção nas cores do gabarito e das provas de cada domingo. Os resultados do Enem 2021 serão publicados no dia 11 de fevereiro do ano que vem.

Baixar arquivo
Justiça

Tribunal ouve vítima do incêndio na Boate Kiss

Kátia Giane, que era funcionária do estabelecimento, conta que o uso de artefatos pirotécnicos era corriqueiro tanto pelas bandas quanto pelos clientes. A tragédia aconteceu há quase nove anos, em Santa Maria, Rio Grande do Sul

Baixar arquivo
Internacional

França exigirá teste de covid negativo para entrada de viajantes

A medida contempla tanto aqueles que estão vacinados como os que não estão, e atinge qualquer pessoa que venha de países de fora da União Europeia. O país enfrenta a quinta onda da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Operação da PF e Bope prende três pessoas no Complexo da Maré

Também foram apreendidos um fuzil, duas pistolas, duas granadas defensivas, carregadores de fuzil, munições e drogas.

Baixar arquivo