Confirmada morte de policial militar por febre maculosa no RJ

Secretaria de Saúde aguarda resultado laboratorial de outro óbito

Publicado em 27/10/2021 - 11:45 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou a morte de um policial militar por febre maculosa e informou que aguarda o resultado laboratorial do segundo óbito, também de um PM. A informação oficial sobre a morte dos agentes com suspeita da doença  só foi divulgada nessa segunda-feira (25). Eles participavam como instrutores de um curso de operações da Polícia de Choque.

O sargento Carlos Eduardo da Silva morreu na quinta-feira da semana passada (21), e o cabo Mario César Coutinho do Amaral, no último domingo (24).

Segundo a secretaria, a doença tem registro em áreas específicas e pontuais do estado, como próximo de rios, habitat de capivaras, que é o principal reservatório da febre. A doença também tem registros no noroeste fluminense.

A febre maculosa é transmitida por carrapato, infectado por uma bactéria. O risco de transmissão acontece se o parasita infectado ficar pelo menos quatro horas fixado na pele da pessoa.

Os principais sintomas da doença são febre alta, dores de cabeça e no corpo. Também são registradas pequenas manchas avermelhadas, que surgem mais frequentemente nos braços, pernas ou barriga, podendo surgir na boca e nos olhos, além de pequenos sangramentos.

* Com informações da Agência Brasil.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz: cobertura da terceira dose da vacina segue abaixo da média

O cenário atual ainda é motivo de preocupação diante da falta de incentivo do uso de máscaras como medida de proteção coletiva e a não obrigatoriedade do passaporte vacinal.

Baixar arquivo
Política

Ministério da Infraestrutura anuncia investimentos em ferrovias

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, anunciou investimentos de R$ 150 bilhões nos próximos anos para a reestruturação do setor ferroviário no país.

Baixar arquivo
Justiça

PF prende no RJ homem que fraudava INSS com documentos falsos

A estimativa é que o esquema tenha causado um prejuízo de cerca de R$ 500 mil.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Projeto troca pilhas e materiais eletrônicos por verduras e hortaliças

Moradores de Palmas, no Tocantins, que tiverem pilhas, baterias, computadores, celular e outros eletrônicos inutilizados podem trocá-los por verduras, hortaliças e mudas de árvores no Instituto Natura Vida.

Baixar arquivo
Esportes

Atlético Mineiro se classifica antecipadamente na Libertadores

O objetivo foi conquistado após vitória por 3 a 1 contra o Independiente del Valle

Baixar arquivo
Política

Prefeitura do Rio e empresas chegam a acordo sobre transporte público

Empresários vão perder o direito de explorar o sistema de corredores exclusivos do BRT e a bilhetagem eletrônica. Porém, em troca, a Prefeitura vai subsidiar a tarifa para as empresas, considerando os quilômetros rodados em cada linha.

Baixar arquivo