Covid: 93 milhões de brasileiros já estão com a imunização completa

Estados e municipios já estão relaxando as medidas de restrição

Publicado em 03/10/2021 - 17:10 Por Kariane Costa – Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais de 93 milhões de brasileiros já estão com a imunização completa, seja porque tomaram a dose única da vacina ou as duas doses.

Ozenir Melo é uma delas. A aposentada conta que mesmo imunizada segue os protocolos sanitários para evitar a disseminação da doença.

Com o avanço da vacinação no país,  estados e municípios já estão relaxando as medidas de restrição e aos poucos as pessoas retomam a rotina antes da pandemia.

A personal trainner Renata Antunes já tomou as duas doses e diz que se sente mais segura para viajar e visitar os pais .

Mas toda essa confiança preocupa especialistas, ainda mais com a proximidade do feriadão do dia 12 de outubro e do planejamento das festas de fim de ano. O médico infectologista . José David Urbaez faz algumas recomendações.

O infectologista lembra que a transmissão viral ainda está alta e que, mesmo vacinada, a pessoa pode ser infectada ou transmitir o coronavírus. Ele acha precipitada a flexibilização total e  pondera que uma política de testagem para abertura de eventos é o indicado.

No Brasil, o número de mortos pela Covid -19 deve chegar a 600 mil esta semana. Até este domingo o país registrou 597 mil 723 óbitos. Já o balanço da vacinação mostra que 92% dos adultos tomaram a primeira dose. Isso representa mais de 147 milhões de primeira ou única dose, no caso da Janssen. 

Ao todo são 239 milhões doses aplicadas desde o início da vacinação.

 

Edição: Líria Jade editora – da Radioagência Nacional

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

MPF processa empresas de cimento e concreto por prática de cartel

De acordo com o MPF, os denunciados combinaram preços, criaram barreiras para os concorrentes e dividiram mercado entre si. Com isso, garantiram sobrepreço de cerca de 20% no valor do cimento e do concreto vendidos no mercado brasileiro entre 1987 e 2007. 

Baixar arquivo
Política

Facebook e Instagram vão mostrar aviso em postagens sobre eleições

Essa novidade, esse rótulo, é um trabalho conjunto das redes sociais com o Tribunal Superior Eleitoral para combater a desinformação e proteger o processo democrático, ajudando as pessoas a terem acesso a informações confiáveis sobre a votação. É o combate as fake news na prática.

Baixar arquivo
Educação

MEC lança curso de formação específico para novo ensino médio

A expectativa do Ministério da Educação é que mais de 500 mil professores das redes pública e privada se inscrevam no curso. Os módulos das aulas serão divididos em cinco áreas do conhecimento. A novidade é a que trata do mundo do trabalho e se dedica à educação profissional.

Baixar arquivo
Saúde

Rio libera uso de máscaras em locais abertos e sem aglomeração

A decisão, segundo o prefeito da cidade, Eduardo Paes, tem o respaldo do Comitê Científico, composto por especialistas que auxiliam a prefeitura nas decisões sobre a pandemia.

Baixar arquivo
Educação

Como aproveitar melhor o tempo para responder às 180 questões do Enem

O candidato vai gastar a maior parte desse tempo resolvendo as 180 questões objetivas, de múltipla-escolha, cada uma tem apenas uma alternativa correta.

Baixar arquivo
Saúde

STJ decide que plano de saúde deve custear remédio de canabidiol

O Superior Tribunal de Justiça determinou que uma operadora de plano de saúde forneça medicamentos à base de canabidiol a um paciente diagnosticado com epilepsia grave. O canabidiol é extraído da Cannabis sativa, planta conhecida como maconha.

Baixar arquivo