Depois de tragédia em Paraisópolis, temporais continuam em São Paulo

Publicado em 18/10/2021 - 20:07 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os temporais continuam atingido o estado de São Paulo. As chuvas continuaram nessa segunda-feira e a previsão é de que elas sigam fortes nessa terça-feira.

A capital paulista, a região da Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira e o litoral do estado são as regiões mais afetadas.

No último sábado, as chuvas fizeram uma vítima na cidade de São Paulo. Um sobrado desmoronou em Paraisópolis e um homem de 54 anos morreu soterrado pelos escombros. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

O imóvel ficava às margens do córrego do Antonico, área de risco, que já foi palco de outros desmoronamentos no passado.

Um projeto de reurbanização da favela de Paraisópolis começou no ano passado e a canalização do córrego estava prevista para uma etapa no futuro.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes prometeu acelerar as obras, mas disse que para isso, as famílias precisam deixar suas casas.

Mas, para  quem vive no lugar a proposta não é tão simples assim. O aluguel social prometido pelo prefeito é de R$ 400,00. Rubens Sebastião, que mora com a família em uma casa em frente ao córrego, diz que o valor cobre, no máximo, o aluguel de uma garagem.

Enquanto isso, as promessas de melhoria vão se fazendo história. Renato Ferreira e os onze filhos vivem à margem do córrego há mais de 10 anos. Ele conta que já perdeu uma casa para a enchente, foi cadastrado para receber o aluguel social, mas como o dinheiro nunca veio, voltou a construir uma casa no mesmo lugar.

Segundo a prefeitura, cerca de 1,5 mil famílias vivem às margens do córrego do Antonico e deveriam deixar o local para as obras terem início. A previsão é de que a canalização do córrego custe cerca de R$ 100 milhões.

Quanto ao valor do auxílio aluguel, a prefeitura diz que não é possível rever porque o valor é definido por lei.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa aprova novo tratamento contra o HIV

Após 40 anos de luta contra a AIDS a medicina já dispõe de deferentes recursos para tratamento e profilaxia. O medicamento liberado pela agência é mais um e reúne as propriedades de dois antirretrovirais.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Em 1955, Rosa Parks se recusa a ceder lugar no ônibus a homem branco

Por lei, em Montgomery, no Alabama, os negros tinham que ocupar os lugares da parte de trás nos transportes coletivos. Rosa Parks se negou a obedecer a ordem do motorista e permaneceu sentada no lugar que ocupava. Acabou presa.

Baixar arquivo
Economia

Inflação de produtos na saída das fábricas sobe 2,16% em outubro

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação. Vinte e duas registraram alta em outubro.

Baixar arquivo
Saúde

Rio recebe novas doses de vacina contra gripe e retoma imunização

Com a chegada das novas doses, a campanha foi retomada em alguns postos de saúde. A expectativa é que todos os pontos de vacinação já estejam com o imunizante a partir do início da tarde desta quarta-feira (1º).

Baixar arquivo
Saúde

Cidades da região metropolitana de Campinas cancelam carnaval de 2022

O principal motivo é o risco de um eventual agravamento da pandemia de covid-19 no início do ano que vem por causa de novas variantes do coronavírus. 

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operações contra fraudes previdenciárias no Rio

Na Operação Falsum Identitatis, agentes investigam grupo que falsificava documentos para conseguir benefícios indevidos; já a Operação Patronos apura possível participação de advogados e despachantes na obtenção de pensões fraudulentas no INSS.

Baixar arquivo