Em 1582, calendário foi suspenso por dez dias para ajuste de datas

Publicado em 15/10/2021 - 11:30 Por Rádio Nacional - Brasília

Se for procurar por aí, pode ser que você não encontre registros históricos do dia 5 a 14 de outubro de 1582. Isso porque alguns dias desse mês simplesmente não existiram oficialmente naquele ano. O calendário foi suspenso no dia 4 e recomeçou no dia 15 de outubro como um ajuste nas datas para que as estações do ano começassem sempre no mesmo dia, sem prejudicar as festas móveis da Igreja Católica.

A decisão foi tomada pelo papa Gregório XIII com a assinatura do documento Inter gravissimas, em 24 de fevereiro de 1582. O texto decretava a reforma do calendário juliano, instituído pelo imperador Júlio César, mais de 40 antes do nascimento de Jesus Cristo.

Naquela época, foi constatado um erro de cálculo no calendário em vigor que fazia com que as datas do equinócio da primavera e do solstício de verão não coincidissem com a mudança de estação. Como a festa da Páscoa estava ligada ao equinócio da primavera, surgiu a necessidade de criar um novo calendário.

Pelas contas do calendário juliano, havia uma diferença de 11 minutos e 14 segundos por ano, que em mil anos, chegou a sete dias. E já acumulava dez dias de atraso em relação ao ciclo real do sol. Para corrigir isso, os estudos foram realizados pelo astrônomo italiano Luigi Giglio, pelo escritor espanhol Pedro Chacón e pelo jesuíta e matemático alemão Cristóvão Clavius. 

Ao pular do dia 4 para o dia 15 de outubro em 1582, foi possível criar um calendário de 365 dias por ano, com um dia a mais a cada quatro anos. Mas a regra dos anos bissextos depende de uma conta diferente da que era feito antes. Espanha, Itália, Portugal, Polônia, Países Baixos católicos, Luxemburgo  foram os primeiros países a darem fim naqueles dias e entrar no novo calendário.

Mas, a ousadia do 226º pontífice enfrentou resistência até mesmo dos cristãos. A maior parte das igrejas ortodoxas, por exemplo, não adotou a nova contagem e as festas cristãs ocorreram em datas diferentes da Igreja Católica Apostólica Romana. No Natal, por exemplo, o 25 de dezembro no calendário gregoriano corresponde ao 7 de janeiro no calendário juliano.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Apresentação: Gláucia Gomes

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo
Economia

Dieese: cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º

O mês de novembro está chegando ao fim e, com ele, a expectativa do trabalhador com carteira assinada de receber a primeira parcela do 13º salário. Isso por que o prazo de pagamento das empresas se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África

Para conter a nova variante do coronavírus, o Brasil anunciou o fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo e Palmeiras decidem a Copa Libertadores da América

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Palmeiras para todo território brasileiro a partir das 17h. 

Baixar arquivo
Saúde

Boletim revela queda nos indicadores de transmissão da covid-19

O Observatório Covid-19 da Fiocruz indica também redução do número de casos registrados e de óbitos no país. Ainda assim, especialistas defendem medidas de prevenção, como a exigência de vacinação para entrada no Brasil, o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e a testagem de viajantes no país.

Baixar arquivo
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo