RJ: Seap investiga fragilidades do acautelamento de internas em prisão
A Secretaria de estado de Administração Penitenciária (Seap) vai investigar as fragilidades do acautelamento das internas no presídio José Frederico Marques em Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro.
No último sábado (9), uma detenta foi vítima de abuso sexual praticado por um agente da Seap. O caso foi denunciado por uma policial penal feminina, que estava no plantão da mesma unidade.
Vítima e agressor foram levados para a delegacia mais próxima. Alcides Barbosa de Abreu confessou o crime e foi autuado em flagrante.
A mulher, que foi presa em flagrante, no sábado, com drogas nas partes íntimas em visita ao namorado, interno do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), foi liberada após audiência de custódia, nesse domingo (10).
Em nota, o secretário de Administração Penitenciária, Fernando Veloso, considerou o fato gravíssimo e determinou a criação de um grupo de trabalho para acompanhar as investigações junto à Corregedoria. A coordenação de unidades Prisionais Femininas e Cidadania LGBTQI+, e a Ouvidoria da Seap integram o grupo.