Voo do 14 Bis completa 115 anos - um percurso que marcou a história

Publicado em 23/10/2021 - 07:01 Por Luiz Claudio Ferreira* - Repórter da Radioagência Nacional - Brasília

Um percurso que marcou a história da humanidade: 60 metros em sete segundos.Naquele 23 de outubro de 1906, mais de mil pessoas, no Campo de Bagatelle, em Paris, olharam atônitas para cima. O brasileiro Alberto Santos Dumont tinha conseguido uma proeza: decolar, dirigir e pousar um avião. o “14 Bis” subiu dois metros do solo.

Cento e quinze anos depois, pesquisadores entendem que o legado deixado por Santos Dumont é imensurável. De acordo com o físico Henrique Lins de Barros, autor de quatro livros sobre o gênio brasileiro, o caminho até o voo de 1906 é de um cientista corajoso e extraordinário.

“Ele tem uma produção, em 10 anos, em que ele idealiza, constrói, experimenta mais de 20 inventos. Todos revolucionários. Ele tem intuição para o caminho certo e criatividade para ir adiante. Os colegas deles inventores diziam que ele fazia em uma semana o que os outros demoravam três meses”.

Em 1898, com apenas 25 anos de idade, Santos Dumont desenvolveu o motor à combustão para aeronave. A grande descoberta ocorreria em 1901, quando o aviador provou a dirigibilidade, contornando a Torre Eiffel com o dirigível número 5. Para o biógrafo de Santos Dumont, o escritor Fernando Jorge, esta foi uma descoberta decisiva. “A dirigibilidade é um momento supremo da história da aeronáutica”, afirma o historiador.

Outro pesquisador, Rodrigo Moura Visoni, contextualiza que os acontecimentos que envolvem Santos Dumont fazem parte de um período de efervescência científica.

“Todos os inventos modernos, exceto a internet, surgiram naquela época (final do século 19 e início do século 20). A impressão que havia era que a tecnologia resolveria todos os problemas. Era um momento em que a humanidade tinha grande esperança na ciência, Já que coisas que eram consideradas impossíveis se tornaram realidade, como a transmissão da palavra  (pelo rádio) e o homem voar (pelo avião)”

Impossível, aliás, não era palavra para Santos Dumont, que saiu do interior mineiro para fazer história. Fernando Jorge explica que todos os documentos asseguram o papel precursor de quem seria reconhecido como o pai da aviação.

“A prioridade de Santos Dumont é incontestável. As fotografias da época provam isso. É o momento culminante da genialidade de um homem”, afirma o biógrafo.

O físico Henrique Lins de Barros lembra que as invenções de Santos Dumont eram acompanhadas de rigor científico. “Quando ele tem um erro ou um problema, ele escreve o que deu errado. Ele avisa: tomem cuidado”.

Divulgador científico, aviador corajoso, inventor curioso. O som do 14-bis ecoa pelo tempo. e, não só quando olhamos para os céus, mas também quando constatamos que sonhos podem se transformar em realidade.

*Sonoplastia José Maria Pardal

Edição: Nathália Mendes - Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo