Emissoras públicas de comunicação debatem desafio do baixo orçamento

Publicado em 25/11/2021 - 17:58 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 26/11/2021 - 10:12

Projetos jornalísticos, inovação na produção de conteúdos e desafios da comunicação pública. Esses foram alguns dos assuntos debatidos por representantes de emissoras de rádio e TVs de todo o país nos dois dias de Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública.

Uma dificuldade comum é o pouco orçamento. E uma das soluções para driblar isso é a possibilidade de parceria com outras entidades. É o que faz a TV UFMA, da Universidade Federal do Maranhão, como contou a coordenadora de Comunicação Institucional da universidade, Josie Bastos.

O gerente-executivo da Rede Nacional de Comunicação Pública, Vancarlos Alves, lembrou que a rede permite não só a troca de conteúdo entre emissoras e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), mas também entre as próprias filiadas.

A representante da Rádio Educativa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Flávia Leimgruber, contou que a emissora mantém produção local e que a parceira com a rede nacional agregou qualidade e diversidade.

O diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, responsável pelas TVs educativas do estado, Flávio Gonçalves, ressaltou a importância das emissoras públicas e da EBC.

Nesta quarta (24) e quinta-feira (25), o Encontro da Rede Nacional reuniu aproximadamente 60 emissoras de rádio e TV em Brasília. E terminou com uma visita guiada à sede da EBC, na região central da cidade. Os participantes conhecem as redações, os estúdios e as salas de controle que colocam o ar o conteúdo que chega a todo o país. Eles também tiveram a oportunidade de se reunir com diretores e outros gestores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

*com reportagem de Gabriel Brum

*matéria ampliada e atualizada às 10h12 do dia 26 de novembro de 2021

Edição: Sâmia Mendes / GT Passos

Últimas notícias
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Geral

Dep. Glauber Braga e estudantes são detidos em desocupação da Uerj

A Justiça autorizou o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupavam o campus Maracanã da Uerj. Os estudantes ocupavam há 56 dias edifícios da universidade em protesto contra mudanças nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) e alguns estudantes foram detidos na ação. 

Baixar arquivo
Saúde

Transplantes aumentam, mas falar de doação de órgãos segue sendo tabu

Somente nos seis primeiros meses desse ano, foram realizados pelo Sistema Único de Saúde, mais de 14 mil transplantes (SUS), mas, apesar do crescimento, falar sobre doação de órgãos ainda é um tabu para muito. Para tentar desmistificar o assunto, foi lançada pelo ministério uma campanha com o tema: “Doação de órgãos: precisamos falar sim”, que alerta para a necessidade de se tratar do assunto. 

Baixar arquivo