Geração de energia solar no Brasil deve crescer 67% em 2021

Publicado em 05/11/2021 - 10:36 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A geração de energia solar no Brasil deve crescer 67% em 2021. Os dados são do Boletim Mensal de Energia, produzido pelo Ministério de Minas e Energia. O documento aponta que a energia solar produzida no país deve chegar a 18 terawatts-hora neste ano, contra 10,7 terawatts-hora produzidos em 2020.

Ao comentar o boletim, o diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do Ministério de Minas e Energia, André Osório, destacou que a produção de energia solar no Brasil deve se expandir ainda mais nos próximos anos.

O boletim também aponta uma expansão de 23% na produção de energia eólica em 2021 — crescimento também considerado expressivo pelo ministério. Esse tipo de produção elétrica deve chegar a 70 terawatts-hora neste ano.

A crise de chuvas que atingiu o país este ano diminuiu em 10% a produção de energia hidrelétrica, que é a principal fonte de eletricidade na matriz brasileira. Por isso, as usinas termelétricas a carvão precisaram ser acionadas para compensar a demanda. Esse tipo de produção, que é mais cara e poluente, cresceu 10% em 2021.

O professor Thiago de Oliveira Alves Rocha, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), não acredita que as energias sustentáveis vão substituir a produção termelétrica. Para ele, no entanto, a expansão das produções solar e eólica vai diminuir a dependência do Brasil de fontes poluentes.

Atualmente, a capacidade de geração de energia no Brasil supera os 180 gigawatts de potência.

 

Edição: Bianca Paiva / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo

Por ano, são mais de 70 milhões de descargas elétricas registradas no país.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Telescópio James Webb chega a seu destino no espaço neste domingo

Neste domingo, o telescópio espacial James Webb deve, finalmente, chegar ao local onde ele vai ficar no espaço. É um ponto chamado Lagrange 2 ou L2, no limite de influência da gravidade do planeta Terra. A viagem até lá começou no dia de Natal do ano passado.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Universo: telescópio James Webb chega ao espaço pronto para revolução

A Nasa lançou o novo telescópio espacial James Webb há quase um mês, no Dia de Natal. Mas só neste domingo, 23 de janeiro, ele deve chegar ao local em que vai ficar no espaço. 

Baixar arquivo
Esportes

Com nove reforços, Flamengo apresenta equipe feminina para 2022

Rubro-Negro inicia temporada no próximo dia 6, na Supercopa do Brasil.

Baixar arquivo
Economia

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Segundo o Banco Central, cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações.

Baixar arquivo
Política

AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Cobrança surge após caso da vacinação inadequada contra a Covid-19 feita em crianças de Lucena, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

Baixar arquivo